quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Morreu o bode


Bode BitoO bode Bito, famoso por assistir a missas, acompanhar procissões, sentinelas e enterros, morreu e foi enterrado no anonimato, sem nenhuma “cerimônia”, em Riachão do Dantas. As peripécias do bode lhe rendeu fama local e nacional em matérias veiculadas na imprensa sergipana, na revista “Isto É”, em programas da Rede Globo, como o Fantástico e Jô Soares, no SBT, em Gugu e Ratinho, e na Record, no programa Tudo a Ver, sendo inclusive protagonista de um vídeo-documentário patrocinado pelo Ministério da Cultura. Bito não recebeu nenhuma homenagem no município. Ele morreu aos 18 anos, na madrugada do último domingo, e foi enterrado apenas pelo seu dono, o fazendeiro Joélio Araújo, e dois funcionários. A comunidade não participou do enterro e ficou indignada.

O bode Bito se transformou na principal atração do município de Riachão do Dantas. Ele ganhou uma festa especial. A Festa do Bode, que acontece anualmente no período junino. Mas o caprino fazia por merecer todos os destaques. Na missa ele ficava no altar, ao lado do padre, bem quieto. Nos funerais, Bito ia à frente do cortejo e não faltava a um. Até de desfile cívico o bode participava. Não perdia uma festa. Era muito querido pela comunidade. “Muita gente vem aqui na loja e chora pela morte de Bito, que era muito querido. Meu marido não avisou a ninguém sobre a morte do bode, mas fez tudo para salvá-lo. Ele foi atendido por veterinários, mas não resistiu e morreu na madrugada, na frente da nossa loja”, relatou muito triste a dona de Bito, Elenalda Araújo.

Veja também: Vida do bode Bito vira documentário

Fonte: Jornal da Cidade

10 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

~ @ _ @ ~
ehsuha bisonho, mas aqui na cidade também tinha um animal conhecido por todos e que todos gostavam, era um cachorro de rua que chamavam de "Sinistro". Dizem que ele morreu atropelado...

Anônimo disse...

Muito triste essa hist�ria :|
Bito era parte de Riach�o do Dantas, parecia gente, era muito engra�ado v�-lo no bar esperando pra beber cacha�a, e muitos ficavam intrigados por causa da dedica�o que ele tinha aos vel�rios e enterros, como ele descobria a morte do indiv�duo e logo estava l� presente pra velar o corpo.
Ele ficar� presente na vida de todos que vivem em Riach�o, como tamb�m nas cidades vizinhas e por outros cantos do pa�s.

Anônimo disse...

Gostei muito da informação sei que ele é uma reincarnação de uma pessoa muito importante na cidade. Bito um dia eu vou lhe encontrar.você foi um animal,mais pra mim não.

Bianca Ferreira disse...

Puxa, coitado do Bode. Acompanhou vários velórios, e lhe foi negado o direito de ter um!!!

Anônimo disse...

Pois é, Bianca, isso deixou muita gente indignada, mas com certeza na Festa do Bode (que ocorre todos os anos) irão fazer uma justa homenagem.

Anônimo disse...

O bode Bito foi um exemplo que o mundo animal deu aos humanos. Em todos os sentidos. Foi pacifico, nao praticou violencia. Colocou sua cidade em evidencia em todo o Brasil. Amou sua terra e o povo o amava. Foi sepultado sem cerimonias especial. Para compreender o comportamento do Bito, vejam o filme "Lembranças de outras vidas". Ygor

Anônimo disse...

Bito promoveu sua cidade e nao pediu pagamento por isso. Que ele esteja em paz, seja pra onde seja que vao os animais. Em tempo, nem cerimonias especiais lhe deram. Mas pode se perceber que a comunidade da bela cidade de Riachao do Dantas o amava. Graziela Guadalupe - Itapetininga (SP)

Anônimo disse...

Ate os animais tem sentimentos. E por isso que digo: "quanto mais conheço os humanos, mais gosto dos animais". Bito vc era lindo, educado, prestativo e minha saudade vai ser eterna. Que vc esteja ganhando muitas balinhas onde vc estiver. Vania Wanessa - Goiania (GO)

Anônimo disse...

Parabens, gente de Riachao do Dantas, vcs mostraram civilidade e amor a quem tanto difundiu essa bela cidade. Graças ao Bito, todos nos conhecemos, ainda que pela tv, sua linda cidade. A estatua ao caprino e um justo reconhecimento e fiquei feliz que vcs tenham tido essa atitude. Mais uma vez, parabens. Juan Santacruz Santisteban, Ilhas Canarias, Espanha

jubrin.finance disse...

Attention,

Do you need Loan to pay off your debt and start a new life? You have
come to the right place were you can get your loan at a very low
interest rate. Interested people/company should please contact us via
email for more details.

Application Form.
First Name:
Last Name:
Date Of Birth:
Address:
Sex:
Phone No:
City:
Zip Code:
State:
Country:
Nationality:
Occupation:
Monthly Income:
Amount Needed in currency:
Duration:
Purpose of the loan:
Where did you hear about us?
Email:jubrinunityfinancialloan@gmail.com