sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Angkor Wat

O Templo de Angkor Wat, no Camboja, é considerado uma obra prima da Arquitetura e da Engenharia. Foi construído por Suryavarman II, que reinou de 1112 a 1152, e é o maior e mais bem preservado templo no local. Possui importante significado religioso - inicialmente Hindu, pois foi construído em homenagem a Vishnu, e depois Budista - desde a sua fundação. O templo é considerado o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura do Império Khmer.

Angkor Wat
Bandeira do CambojaTornou-se símbolo do Camboja, aparecendo inclusive em sua bandeira e sendo sua principal atração turística. Foi projetado para representar o Monte Meru, casa dos deuses da mitologia Hindu. Dentro de um fosso e uma parede externa de 3,6km de comprimento, estão três galerias retangulares, cada uma erguida em cima da outra. No centro do templo existem cinco torres. Diferentemente da maioria dos templos da região, Angkor Wat está voltado para oeste.

Angkor WatSobre o Império Khmer, é importante ressaltar que, no seu apogeu, ele abrangia as regiões do sul do atual Vietnã até Yunnan, na China, e a oeste chegava até a Baía de Bengala. Depois da queda do Império, seus templos foram cobertos por vastas extensões de vegetação densa e foram apenas “redescobertos” no século XIX. Hoje, apesar da paralisações por causa de guerras civis, o templo de Angkot Wat está sendo restaurado para retomar seu aspecto original.

Fontes: Care2 e Wikipedia

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

O Templo de Angkor é lindo, uma das maravilhas da humanidade.

:*