domingo, 5 de agosto de 2007

Guinness

Essa mesma data, há exatos sete anos, me deixou triste. Faleceu de câncer em 5 de agosto de 2000 o grande ator inglês Alec Guinness, ou Sir Alec Guinness, depois de receber este título da rainha da Inglaterra em 1959. Nasceu em 2 de abril de 1914 e, portanto, faleceu aos 86 anos de idade.

Alec GuinnessConsiderado um dos maiores atores de todos os tempos, Alec Guinness teve uma impecável carreira teatral e cinematográfica, caracterizada por interpretações sutis e de impressionante versatilidade. Iniciou sua vida profissional como redator publicitário mas, em meados da década de 30, começou a estudar representação no estúdio Fay Compton de Arte Dramática, e logo estava interpretando Shakespeare, Shaw e Chekhov, no mítico teatro Old Vic. Nessa época, foi o ator principal de peças como “Romeu e Julieta” e “Hamlet”.

A Ponte do Rio Kwai (1957)Seus dois primeiros filmes foram adaptações de Charles Dickens (“Oliver Twis” e “Grandes Esperanças”), sob a direção de David Lean, para quem trabalharia outras quatro vezes. Em 1951 recebeu a primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator pelo filme “O Mistério da Torre”. Seis anos depois, em 1957, fez um de seus filmes mais famosos: “A Ponte do Rio Kwai”.

Doutor Jivago (1965)Nos anos 60, já era uma estrela de proporções internacionais. Seus filmes subseqüentes incluem “Glória Sem Mácula”, “Lawrence da Arábia”, “A Queda do Império Romano”, “Doutor Jivago”, “Assassinato por Morte” e ''Guerra nas Estrelas: Episódio IV - Uma Nova Esperança”, no qual viveu Obi Wan Kenobi, guardião da ''Força'' e mentor de Luke Skywalker. Por este famoso papel (que repetiu nos dois filmes seguintes da série), Guinness foi até indicado ao Oscar de Coadjuvante, mas hoje sabe-se que ele odiou participar do filme.

Alguns de seus prêmios foram:

- Oscar de Melhor Ator pelo filme ''A Ponte do Rio Kwai'' (1958);
- Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama pelo filme ''A Ponte do Rio Kwai'' (1958);
- Won Volpi de Melhor Ator pelo Filme ''Maluco Genial'' (1958);
- Prêmio honorário pela contribuição a arte da atuação (1980);
- Urso de Ouro Honorário (1988).

Fontes: IMDb e Moviecom

3 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

Não lembro de ter visto filmes dele mas deve te sido o cão @_@

Anônimo disse...

Desses, só não vi Glória sem Mácula, entretanto, pude conferir seu talento nos demais filmes. Doutor Jivago, A ponte do Rio Kwai e Lawrence da Aábia estão entre meus inesquecíveis filme, e não há como esquecer também o lendário Obi Wan Kenobi.

"Que a força estejam com vocês!"

André Luiz Velloso disse...

ainda teve aquela participação no filme "Irmão Sol, Irmã Lua" fazendo o papel do Papa... nem sabia que ele tava no filme, mas quando vi o Papa falei logo "é Alec Guinness" hein ow...