sábado, 18 de agosto de 2007

Eu na Islândia


Bandeira da IslândiaSempre que surge aquela conversa sobre “você prefere frio ou calor?” eu tenho uma resposta pronta: eu preferia morar na Islândia a morar num país com esse calor maldito do Brasil. E aqui estou eu para falar um pouco sobre a Islândia, onde um dia, quem sabe, eu vou morar para fugir do calor miserável desse país hehe... E vejam que maravilha: durante o inverno os dias duram em média quatro horas e durante o verão as noites simplesmente não existem.

ReykjavikA cidade de Reykjavik, a capital e mais populosa cidade do país, tinha uma população de pouco mais de 110 mil habitantes em 2005. Se incluirmos a região metropolitana, que engloba outras seis cidades, a população chega a pouco mais de 180 mil pessoas. Reykjavik situa-se no mesmo local onde os primeiros colonos se instalaram e uma associação de 302 habitantes, em 1786, deu origem à cidade atual. A temperatura média em janeiro é de -0,4°C e em julho, no auge do verão, a temperatura é altíssima, atingindo inacreditáveis 11,2°C em média.

Monumento a Leif ErikssonVejam quantas coisas para fazer neste país: visitar geleiras, inclusive andando de snowmobile; passear de barco e ver icebergs e baleias; esquiar; fazer rafting; e outras coisas que, a princípio, pode-se fazer em outros lugares, como andar de bicicleta, jogar golfe, pesca esportiva, visitar museus, fazer trilhas, jogar hockey, etc. Mas é difícil imaginar outro lugar onde você possa jogar golfe, subir numa geleira e pescar salmão num mesmo dia.

Culinária IslandesaSobre a culinária do país, ouvi falar de algumas coisas que me deram vontade de provar. Coisas típicas do país, como hangikot, que é um sanduíche de carne de cordeiro defumada; skyr, um tipo de iogurte; hardfiskur, feito de peixe; laufabraud, uma espécie de pão. Isso além dos chocolates, sorvetes e doces típicos. Para beber, existe o jolaol, um refrigerante de laranja com malte. Um dia... Ainda não sei quando...

Fontes: Icelandic Tourist Board e Wikipedia

5 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

Realmente a culinária do país parece ser interessante hein ow =x

P. L. F. V. disse...

... e o FRAM REYKJAVIK será o campeão nacional de futebol nessa temporada xD

Anônimo disse...

Com você André, eu vou até qualquer canto desse mundo né! (rs)
Também prefiro frio, mas de preferência uns 10 graus a mais.

:*

Unknown disse...

gostaria de experimentar a culinária deste país

Anônimo disse...

Isso mesmo, a culinária desse país deve ser divina!!!
E chocolates, doces típicos... tem coisa melhor? hehe