segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Dentista barato (?) é na Índia


Dentista de rua na ÍndiaMas será que vale a pena? Eu diria com certeza que não. Apesar de a Índia ter atualmente cerca de 80 mil dentistas licenciados, trabalhando regularmente, estima-se que aproximadamente cem “dentistas de rua” continuam a trabalhar em “escritórios” ao ar livre (veja ao lado a foto de um deles em ação). Eles fazem extrações de dentes e até colocam dentaduras usadas nas bocas dos pacientes, geralmente cobrando de 1% a 2% do que é cobrado pelos dentistas legalizados. Um paciente do “médico” Mahender Singh, observado pela equipe do New York Times em Jaipur, encontrava-se “cuspindo rios de sangue” após a retirada de um dente incisivo que, segundo Singh, “não estava funcionando direito” e “se mexia de um lado para o outro enquanto ele comia”. Singh usa anestesia mas diz que, mesmo assim, alguns pacientes sentem muita dor.

É preciso ver aí um outro lado nessa história também. Num país miserável como esse, é óbvio que surgirão opções como essas para gente que não tem dinheiro para nada. Até me espanta haver pessoas nessa situação de miséria que se preocupem com os próprios dentes. Provavelmente também só procuram esse tipo de serviço quando a dor já está ficando insuportável.

Fontes: New York Times e Best of Tulsa

2 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Essa é uma realidade bem visível em países pobres. E um país com 1 bilhão de habitantes, torna ainda maior o problema. Uma política educativa de higiene dental talvez ajudasse muito a diminuir essa realidade, e essas cenas seriam bem menores.

P. L. F. V. disse...

É verdade, e concordo também com o último comentário no ultimo paragrafo do post.