sábado, 4 de agosto de 2007

Acidentes com pontes não são novidade

Há poucos dias eu assistia a um programa, se não me engano no Discovery Channel, falando sobre problemas nas pontes dos Estados Unidos. Aproximadamente 25% delas são consideradas obsoletas ou com problemas estruturais, sendo várias delas já condenadas pelos órgãos de Engenharia do país. Por uma infeliz coincidência, se é que coincidências existem, dias depois ocorreu um acidente grave em Minneapolis, no qual a ponte 35W sobre o Rio Mississipi simplesmente ruiu ao receber, certamente, uma quantidade de tráfego que não suportava mais. E não suportava porque devia estar entre aquelas com problemas estruturais pois, quando de sua construção, ela podia receber o tráfego que recebia no momento em que sofreu o colapso. Tal colapso aconteceu justamente no momento de maior carga: a hora do rush. E isto acabou por gerar uma grande quantidade de vítimas. Os alertas já vinham sendo dados e vê-se que não é só no Brasil que só se toma alguma atitude depois que vidas são perdidas. Exemplo disso foi a decisão das autoridades de Washington, que iriam demolir uma ponte dentro de dois meses por estar condenada, mas que, depois deste acidente, resolveram fazer isto o mais breve possível.

Ponte 35W (Foto: New York Times)

Acidentes com pontes nos Estados Unidos não são novidade. Vejam este vídeo impressionante, mostrando o colapso da ponte de Tacoma, que ocorreu em 7 de novembro de 1940, pouco mais de quatro meses após sua inauguração.

4 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Foi o que eu imaginei quando li a reportagem, não é só o Brasil que tem problemas com suas estradas, eles não estavam dando a devida atenção as suas pontes, esse acontecimento com certeza os alertou da necessidade de agirem imediatamente pra evitarem outros acidentes. Aqui no Brasil, esperam vários acidentes para perceberem que é necessário agir.

Anônimo disse...

Esse vídeo da ponte de Tacoma é aterrorizante!!!

Guilherme Graeff disse...

@_____@ hein ow que loco isso a ponte parecia de pano

P. L. F. V. disse...

Pqp, bizarro, bisonho, tá de sacanagi, SEM NOÇÃO!!!
A ponte inclinava q nem o cão e o carro não saia do lugar, tá de sacanagi... =P