quinta-feira, 9 de agosto de 2007

19 anos sem Don Ramón

No dia 9 de agosto de 1988 falecia um dos maiores humoristas de todos os tempos: Ramón Valdez. Basta dizer duas palavras e, quem ainda não sabe de quem se trata, logo saberá: Seu Madruga. Assim como boa parte das pessoas no Brasil, só fui saber de sua morte muito tempo depois de ela ter ocorrido, apesar dos boatos ridículos que havia antigamente sobre os artistas dos seriados “Chaves” e “Chapolin” terem morrido em um desastre aéreo.

Seu MadrugaApesar de as histórias do seriado terem como personagem principal o garoto Chaves, Seu Madruga talvez fosse o mais querido entre os telespectadores. Pelo menos tanto quanto o Chaves, ele era. Roberto Gómez Bolaños, que interpretava Chaves e Chapolin, sempre afirmou ter enorme admiração por Ramón Valdez, dizendo inclusive que era o único que o fazia “chorar de rir” durante as gravações dos programas. Com um humor simples ele cativou a todos. Ainda sobre sua carreira, ele atuou em mais de cem filmes e seriados, inclusive participando de alguns filmes do famoso comediante mexicano Cantinflas.

Ramón ValdezEle nasceu na Cidade do México em 1923, foi casado três vezes e teve dez filhos. Devido ao vício do fumo, acabou por desenvolver câncer no pulmão, que depois acabou se espalhando e derrotando nosso querido Ramón Gómez Valdez y Castillo, o popular Seu Madruga, pouco antes de completar 65 anos.


1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

A história da Tv americana no final do seculo XX, não pode ser escrita sem a figura do Seu Madruga. Ramon Valdez deu vida, como disse, a um dos mais queridos personagens da teledramaturgia.
Realmente, inesquecível!!