quinta-feira, 26 de julho de 2007

Salvador Allende e o Desaparecido


Salvador AllendeHoje dá pra juntar dois posts: um que já queria fazer há algum tempo, falando sobre o filme “Missing”, de Costa-Gavras, e outro que é mais um sobre “este dia na história”, referindo-se ao nascimento de Salvador Allende, em 26/07/1908, presidente chileno deposto pelo golpe militar de 1973. Salvador Allende assumiu a presidência do Chile em 1970 e tinha a intenção de socializar a economia do país, tendo como base um projeto de reforma agrária e nacionalização das indústrias. Sua política era conhecida como “Via Chilena para o Socialismo” e acabou por gerar oposição dos direitistas e dos militares.

Missing (1982)O filme conta a história de um jornalista norte-americano desaparecido à época do golpe militar que mencionei acima, que terminou não só por depor o presidente como também por levá-lo à morte, em setembro daquele ano. Qualquer um que tivesse alguma conduta que levasse o governo militar a pensar que a pessoa estivesse contra o regime ou que fosse considerado comunista, seria perseguido por eles. Foi o que aconteceu com Charles Horman (interpretado no filme por John Shea, o Lex Luthor da série “Lois & Clark”).

Jack Lemmon e Sissy Spacek em 'Missing'É um filme que acho excepcional e mostra bem como foi terrível a ditadura no Chile, com um golpe apoiado pelos Estados Unidos. O pai de Charles, Ed Horman (grande interpretação de Jack Lemmon), chegou ao país em busca de seu filho ainda acreditando encontrá-lo, crendo que as autoridades de seu país o ajudariam. Depois de meses de procura e tendo o resultado mais desagradável possível ao final, retornou aos Estados Unidos com a exata noção do tipo de pessoas com quem estava lidando. Portanto, para quem gosta de filmes desse tipo, certamente vale a pena ver e entender um pouco melhor o que houve na história recente da América do Sul, pois fatos similares ocorreram também no Brasil, na Argentina e outros países do continente.

2 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

Hmmm ainda não vi esse filme
quem sabe em breve... ;p

Anônimo disse...

Grande Costa-Gravas, poucos sabem como ele trazer para a tela a realidade como ela é, ou os fatos como realmente aconteceram. Como disse, é um filme excepcional!