domingo, 15 de julho de 2007

O Mestre da Luz

Rembrandt

Mais um post da seqüência “esta data na história”, mas esta não podia passar em branco, assim como 14 de julho. Foi nesta data, no ano de 1606, que nasceu um dos maiores pintores de todos os tempos: Rembrandt. Nascido Rembrandt Harmenszoon Van Rijn, em Leyden (Holanda), ele ficou conhecido como o “mestre da luz”. Rico e famoso aos trinta anos de idade, morreu na miséria aos 63 anos, deixando em seu testamento “algumas roupas de linho ou lã e suas coisas de pintor”, além de quadros importantes.

Oriundo de família pobre, seu pai ainda assim conseguiu matriculá-lo na Universidade de Leyden, mas não conseguiu mantê-lo lá nem por um ano. Largou a universidade mas Jacob van Swanenburgh não o permitiu largar a pintura, ensinando-o ainda técnicas básicas, preparo de tintas, montagem de telas, entre outras coisas. Em 1623 vai para Amsterdã e freqüenta por quatro anos o atelier de Pieter Lastman, sua primeira grande influência na arte.

Ronda Noturna (1642)Algumas de suas principais obras foram “A Lição de Anatomia do Dr. Tulp” (1632), “Auto-Retrato” (1640), “Ronda Noturna” (1642) e “As Três Cruzes” (1653). Ao morrer, em 1669, deixou no cavalete seu último quadro, que obviamente ficou inacabado. A obra mostrava seu quarto, com uma cama simples, uma cadeira quebrada, um espelho sem moldura e uma mesa rústica.

Fontes: HistoriaNet e Wikipedia

1 Comentário(s)::

Bianca Ferreira disse...

Não podia mesmo!
Esta data, de fato, deve ser lembrada!
Uma das marcas mais significativas da arte do séc.XVII foi a preocupação do artista com a luz.
As obras de Rembrandt, evidenciam uma obsessão, um esforço em capturar a luz, dominá-la e descobrir toda a sua magia!