segunda-feira, 2 de julho de 2007

Apesar de você...


Essa música é considerada um verdadeiro hino contra a ditadura militar que governou o Brasil de 1964 a 1985. Genial, como de costume, Chico Buarque a compôs em 1978. Como era de se esperar, a música foi censurada pela ditadura, assim como "Cálice", outra canção composta com o mesmo pano de fundo. Aí vai a letra:

Amanhã vai ser outro dia...

Hoje você é quem manda, falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão, viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

Apesar de você...
Amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder da enorme euforia
Como vai proibir quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando e a gente se amando sem parar.

Quando chegar o momento esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro!
Todo esse amor reprimido, esse grito contido,
Esse samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza de "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado, cada lágrima rolada nesse meu penar.

Apesar de você...
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver o jardim florescer qual você não queria
Você vai se amargar vendo o dia raiar sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir e esse dia há de vir
Antes do que você pensa.

Apesar de você...
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver a manhã renascer e esbanjar poesia
Como vai se explicar vendo o céu clarear, de repente, impunemente?
Como vai abafar nosso coro a cantar na sua frente?

Apesar de você...
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,
La, laiá, la laiá, la laiá…….


Citação de Chico Buarque: "A ditadura encheu bastante meu saco mas eu também enchi bastante o saco deles".

5 Comentário(s)::

Unknown disse...

Outro genio hein ow

Anônimo disse...

Chico Buarque é um grande mestre, ele sabe como poucos escrever palavras que tocam a alma e que fala diretamente para cada um de nós. Através de suas músicas nós cantamos, sorrimos, choramos e lutamos por um mundo melhor, mais justo e menos excludente.

P. L. F. V. disse...

O cão ~0_0~

Anônimo disse...

simplesmente o cão ... nada mais nada menos. muito bom ... Parabêns ae Torino o "pensador" da galera

Anônimo disse...

bom comeco