domingo, 1 de julho de 2007

Quem são os verdadeiros devedores?


Essa pergunta comecei a fazer a mim mesmo quando, de uns tempos pra cá, penso na atual situação dos países do chamado 3º mundo e dos países do chamado 1º mundo. Afinal, quem deve a quem? Acho que melhor colocar minha questão em tópicos:

• São os países africanos, que tiveram suas populações em parte dizimadas, suas riquezas tomadas, seus limites territoriais impostos à força, gerando guerras entre tribos que perduram até os dias de hoje, que devem aos europeus? Ou são os europeus que devem aos países africanos?
• São os países latino-americanos, que tiveram suas populações indígenas quase totalmente dizimadas, seus metais e pedras preciosas retirados e levados para a Europa? Ou são os europeus, mais precisamente ingleses, portugueses e, principalmente, espanhóis que devem aos latino-americanos?

Afinal de contas, o que é “dívida externa”? A mim parece mais um episódio da “boa e velha” inversão de valores que a “sociedade” dos homens criou. E será que existe alguma maneira de resolver isso? Quanto mais o tempo passa e maior fica a desigualdade entre os seres humanos mais ricos e os mais pobres, infelizmente chego à conclusão de que esse problema não tem solução. Espero que eu esteja errado.

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Somos frutos de um sistema excludente, em uma esfera de dominantes e dominados, fomos durante muito tempo subjulgados e o que vivenciamos hoje deve-se ao grande per�odo de explora�o. Enquanto existir dominantes, existir� dominados, e dificilmente mudaremos de posi�o.