sábado, 14 de julho de 2007

A Queda da Bastilha

Faz hoje 218 anos daquele distante 14 de julho de 1789. A data marca historicamente o início da Revolução Francesa e a Bastilha, que era a prisão política onde eram colocados os oposicionistas do regime vigente, foi o primeiro alvo dos revoltosos.

A Queda da Bastilha
“‘A comemoração do bicentenário da Revolução Francesa foi organizada pelos que a detestam’. A frase de Eric Hobsbawm demonstra como o cadáver insepulto do movimento que fundou a modernidade incomoda tanto ainda aqueles que antes reivindicavam ser seus herdeiros. Como há tantas bastilhas, dize-me que imagem guardas de 1789 e eu direi que ideologia te orienta hoje”. (Emir Sader)

“Brevemente as nações esclarecidas colocarão em julgamento aqueles que têm até aqui governado os seus destinos. Os reis fugirão para os desertos, para a companhia dos animais selvagens que a eles se assemelham; e a natureza recuperará os seus direitos”. (Saint-Just)

“Um inglês que não se sinta cheio de estima e admiração pela maneira sublime com que está agora se efetuando uma das mais importantes revoluções que o mundo jamais viu deve estar morto para todos os sentidos da virtude e da liberdade; nenhum de meus compatriotas que tenha tido a sorte de presenciar as ocorrências dos últimos três dias nesta grande cidade deixará de testemunhar que minha linguagem não é hiperbólica”. (Jornal The Morning Post, de 21/07/1789, sobre a Queda da Bastilha)

Fonte: A Revolução Francesa (Eric Hobsbawm)

2 Comentário(s)::

Jefferson Guerra disse...

Viva a revolução!!!

Anônimo disse...

A Queda da Bastilha marca o surgimento de uma nova era, a partir daquele momento o mundo não seria o mesmo. A revolução francesa, foi sem dúvida um grande marco na história da humanidade.