terça-feira, 24 de julho de 2007

Lógica... e atual

Grande música e grande letra que fala por si só, sempre atual. “The Logical Song”, gravada pelo Supertramp em 1979, fala de como o cara via o mundo e as coisas quando era jovem. Achava tudo lindo e maravilhoso até que, num determinado dia, as coisas mudaram. Foi obrigado a conhecer uma nova face do mundo, a sua verdadeira face, e viu que as coisas eram bem diferentes, chegando a tal ponto de nem mais saber quem ele mesmo é. Um mundo em que, ou você se enquadra, ou não te aceitam. Ou você assina embaixo e baixa a cabeça, ou será excluído. Muitas vezes me sinto exatamente como nessa música e acho que todos já devem ter passado por isso. Eis a letra:

When I was young, it seemed that life was so wonderful
A miracle, oh it was beautiful, magical
And all the birds in the trees, well they'd be singing so happily
Oh joyfully, oh playfully watching me
But then they sent me away to teach me how to be sensible
Logical, oh responsible, practical
And they showed me a world where I could be so dependable
Oh clinical, oh intellectual, cynical

There are times when all the world's asleep
The questions run too deep for such a simple man
Won't you please, please tell me what we've learned
I know it sounds absurd but please tell me who I am

Now watch what you say or they'll be calling you a radical
A liberal, oh fanatical, criminal
Oh won't you sign up your name, we'd like to feel you're acceptable
Respectable, oh presentable, a vegetable

At night when all the world's asleep
The questions run soo deep for such a simple man
Won't you please, please tell me what we've learned
I know it sounds absurd but please tell me who I am




Traduzindo:

Quando eu era jovem a vida parecia maravilhosa
Um milagre, ah era linda, mágica
E todos os pássaros cantavam alegremente pelas árvores
Muito felizes e olhando para mim
Mas então me mandaram embora para aprender como ser sensível
Lógico, responsável, prático
E me mostraram um mundo onde eu dependo de tudo
Onde sou clínico, intelectual, cínico

Há momentos em que o mundo inteiro dorme
As dúvidas são tão profundas para um homem tão simples
Por favor, me diga o que nós aprendemos
Eu sei que parece absurdo mas, por favor, diga-me quem sou eu

Agora preste atenção ao que você diz ou podem te chamar de radical
De liberal, fanático, criminoso
Por favor, assine aqui o seu nome para que nós o aceitemos
Para que te consideremos respeitável, apresentável, um vegetal

À noite, quando o mundo inteiro dorme
As dúvidas são tão profundas para um homem tão simples
Por favor, me diga o que nós aprendemos
Eu sei que parece absurdo mas, por favor, diga-me quem sou eu

3 Comentário(s)::

Bianca Ferreira disse...

Perfeita essa letra, não é mesmo?!
Quantas vezes, também eu, senti a mesma coisa...
E quem não sentiu,
certamente um dia, sentirá sobre si, o peso de pelo menos um desses questionamentos.
Bem vindo ao mundo adulto!

P. L. F. V. disse...

Realmente perfeita essa letra, retrata exatamente esse mundo em que vivemos.

Anônimo disse...

Perfeita mesmo, ela é profunda e quantas pessoas já não a vivenciaram. Assim, como o Vinícius falou, todos vivemos essa realidade.