quarta-feira, 4 de julho de 2007

Dúvida Razoável


Este é o nome de um programa do Discovery Channel que, sempre que possível, eu assisto. Todos os casos mostrados são reais e me impressionam, uns mais, outros menos. Eis a descrição do site do canal:

“Dúvida Razoável é uma série que revela investigações criminais reais onde os telespectadores poderão questionar sobre o procedimento judicial a seguir. Em determinados casos, a incógnita de sua inocência ou culpabilidade se mantém durante um árduo processo legal no qual o júri receberá todo tipo de pressões apesar de sua proteção. Essa nova rompe com os esquemas tradicionais de encenação de crimes, pois a história é relatada a partir das diferentes perspectivas de seus protagonistas e acontecimentos. Cada programa é elaborado a partir de um elemento interessante do crime e se revela à audiência através de imagens retrospectivas, que permitem que a história se detenha e o telespectador retroceda no tempo para ver o crime e das pistas importantes sob diferentes pontos de vista. A cada episódio os telespectadores poderão questionar se a justiça realmente cumpriu sua missão. Todas as histórias são revisadas pelos conselheiros legais e baseadas em documentos judiciais reais”.

Houve episódios que mostraram pessoas que chegaram a ficar no corredor da morte por 20 anos ou mais ou condenadas à prisão perpétua até que se provasse que não tinham culpa. Um dos casos que mais me impressionou foi sobre Michael Mordenti, condenado à prisão pelo assassinato de Thelma Royston, sendo que, de meu humilde ponto de vista e de muitas outras pessoas, não havia evidência alguma que o ligasse ao fato. Sem contar a inexistência de arma do crime e testemunhas. Como esta história é longa e só se encontra em inglês, este link será útil para quem quiser saber mais sobre o caso: http://www.truthinjustice.org/mordenti.htm.

2 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

~ @ _ @ ~

Anônimo disse...

É um ótimo programa investigatível, quem gosta dessa linha não pode perder.
Bela Lembrança!