sábado, 28 de julho de 2007

A Arte da Guerra - I


A Arte da GuerraHá alguns anos eu li o livro "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, mais especificamente a versão adaptada e organizada por James Clavell. Fiquei impressionado como o livro, mesmo tendo sido escrito voltado para estratégias de guerra, pode ser adaptado a praticamente qualquer área da vida no dia-a-dia. Basta um pouco de imaginação e adaptação às situações do cotidiano. Aqui vão algumas palavras do livro, que voltarei a postar futuramente:

"A guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem. Não refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpável indiferença no diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido; e isso não deve ocorrer entre nós. Há que valorá-la em termos de cinco fatores fundamentais e fazer comparações entre diversas condições dos contentores, com vistas a determinar o resultado da guerra. O primeiro desses fatores é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina.

A doutrina significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo. O tempo significa o Ying e o Yang, a noite e o dia, o frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações. O terreno implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil deslocar-se, se é em campo aberto ou lugares estreitos, e isto influencia as possibilidades de sobrevivência. O mando há de ter como qualidades: sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e disciplina. Por último, a disciplina há de ser compreendida como a organização do exército, as graduações e classes entre os oficiais, a regulação das rotas de mantimentos, e a provisão de material militar ao exército. Estes cinco fatores fundamentais hão de ser conhecidos por cada general. Aquele que os domina, vence; aquele que não, sai derrotado."

3 Comentário(s)::

Jefferson Guerra disse...

Eu li a arte da guerra do Machieavel.
Nesse ele faz praticamente um tratado de como se deve guerrar, é muito louco e cansativo, pq ele da ate as braças de distancia de cada soldado.

P. L. F. V. disse...

Hm parece ser interessante @_@

Anônimo disse...

"O primeiro desses fatores é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina".

Se todos usassem esses sábios ensinamentos, com certeza ver seria bem melhor viver.