segunda-feira, 30 de julho de 2007

Um dia visitarei Vanuatu


Bandeira de VanuatuHoje é dia de comemorar a Independência de Vanuatu, um fato histórico de grande importância no mundo contemporâneo. Quem conhece esse lugar? Fora os nativos, com certeza muito pouca gente. Eu gostaria de conhecer... Quem sabe um dia, depois de ganhar na loteria, eu consiga viajar até o outro lado do planeta para conferir.

VanuatuEsse país desconhecido entre nós é chamado de “capital turística” da Melanésia, na Oceania, e seu nome significa “Terra Eterna”. Vejam quantos atrativos neste arquipélago de 83 ilhas (63 habitadas) e 12.200km2 de área: scuba diving, natação (óbvio né), snorkeling, caiaque, windsurf, vela, hipismo, golfe, bungee jumping (desse eu não faço nenhuma questão), cassinos e resorts. Além disso, como era de se esperar, as ilhas são essencialmente vulcânicas e de clima tropical, ainda existindo vulcões ativos nas ilhas de Tanna, Ambrym, Ambae, Gaua e Lopevi. É bom saber falar inglês, senão é difícil a comunicação, a não ser que alguém saiba falar o nosso querido idioma bislama, um dialeto local.

VanuatuResumindo um pouco da história do país: em 1606 o espanhol Pedro Fernández de Quirós visita Espiritu Santo, uma das maiores ilhas locais; em 1774 o Capitão Cook elabora o primeiro mapa das Novas Hébridas, primeiro nome que recebeu o país; em 1902 britânicos e franceses se instalam no território; em 1906 Reino Unido e França estabelecem controle conjunto sobre as Novas Hébridas; em 1942 os EUA instalam ali bases militares para a Guerra; em 30 de julho de 1980, como já mencionado, o país torna-se independente.

Fonte: Memória Virtual

domingo, 29 de julho de 2007

Saindo de Órbita


Órbita ElípticaSabe-se, através das conclusões a que Kepler chegou, que, de acordo com o enunciado de sua Primeira Lei, “todo planeta descreve uma órbita elíptica ao redor do sol, estando este num dos focos da elipse”. Além disso, como conseqüência, a distância do sol aos planetas varia ao longo de sua órbita. Até aí, tudo bem. Mas que evento poderia causar uma interrupção desse processo de sabe-se lá quantos anos? E, caso esse evento ocorresse, o que aconteceria aos planetas do sistema solar?

Sistema SolarCertamente alguém já parou pra pensar nisso e, também certamente, alguém com mais conhecimento nessa área do que eu. Tentei encontrar na internet algo relativo a isso mas não tive muita paciência porque não sei como procurar. Então lá vai meu pensamento acerca disso: o tal evento que poderia causar essa hecatombe eu desconheço, mas imagino o que aconteceria logo depois. Os planetas saindo pela galáxia sem direção alguma, sem dia e sem noite definidos, sem destino. Certamente não sobraria nenhum ser vivo pra contar suas visões apocalípticas desse dia, a não ser as almas perdidas que assistissem a tudo de longe. Apesar de bizarro e fúnebre, seria uma visão espetacular.

sábado, 28 de julho de 2007

A Arte da Guerra - I


A Arte da GuerraHá alguns anos eu li o livro "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, mais especificamente a versão adaptada e organizada por James Clavell. Fiquei impressionado como o livro, mesmo tendo sido escrito voltado para estratégias de guerra, pode ser adaptado a praticamente qualquer área da vida no dia-a-dia. Basta um pouco de imaginação e adaptação às situações do cotidiano. Aqui vão algumas palavras do livro, que voltarei a postar futuramente:

"A guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem. Não refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpável indiferença no diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido; e isso não deve ocorrer entre nós. Há que valorá-la em termos de cinco fatores fundamentais e fazer comparações entre diversas condições dos contentores, com vistas a determinar o resultado da guerra. O primeiro desses fatores é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina.

A doutrina significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo. O tempo significa o Ying e o Yang, a noite e o dia, o frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações. O terreno implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil deslocar-se, se é em campo aberto ou lugares estreitos, e isto influencia as possibilidades de sobrevivência. O mando há de ter como qualidades: sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e disciplina. Por último, a disciplina há de ser compreendida como a organização do exército, as graduações e classes entre os oficiais, a regulação das rotas de mantimentos, e a provisão de material militar ao exército. Estes cinco fatores fundamentais hão de ser conhecidos por cada general. Aquele que os domina, vence; aquele que não, sai derrotado."

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Jogos Pan-Americanos - V


AtletismoMais uma vez eu nos bastidores dos Jogos Pan-Americanos, parecendo até alguém influente com acesso a todos os atletas... ueaheuahuehahe... Enquanto me aproximava do Estádio Olímpico pra assistir às provas de atletismo na última terça-feira, que incluíam as finais dos 100m rasos masculino e feminino, ao mesmo tempo chegava a atleta Fabiana Murer, que no dia anterior havia conquistado a medalha de ouro no salto com vara, inclusive quebrando o recorde pan-americano, saltando 4,60m. Aí embaixo está a foto que tirei com ela.



Eu e Fabiana Murer, atleta de salto com vara

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Salvador Allende e o Desaparecido


Salvador AllendeHoje dá pra juntar dois posts: um que já queria fazer há algum tempo, falando sobre o filme “Missing”, de Costa-Gavras, e outro que é mais um sobre “este dia na história”, referindo-se ao nascimento de Salvador Allende, em 26/07/1908, presidente chileno deposto pelo golpe militar de 1973. Salvador Allende assumiu a presidência do Chile em 1970 e tinha a intenção de socializar a economia do país, tendo como base um projeto de reforma agrária e nacionalização das indústrias. Sua política era conhecida como “Via Chilena para o Socialismo” e acabou por gerar oposição dos direitistas e dos militares.

Missing (1982)O filme conta a história de um jornalista norte-americano desaparecido à época do golpe militar que mencionei acima, que terminou não só por depor o presidente como também por levá-lo à morte, em setembro daquele ano. Qualquer um que tivesse alguma conduta que levasse o governo militar a pensar que a pessoa estivesse contra o regime ou que fosse considerado comunista, seria perseguido por eles. Foi o que aconteceu com Charles Horman (interpretado no filme por John Shea, o Lex Luthor da série “Lois & Clark”).

Jack Lemmon e Sissy Spacek em 'Missing'É um filme que acho excepcional e mostra bem como foi terrível a ditadura no Chile, com um golpe apoiado pelos Estados Unidos. O pai de Charles, Ed Horman (grande interpretação de Jack Lemmon), chegou ao país em busca de seu filho ainda acreditando encontrá-lo, crendo que as autoridades de seu país o ajudariam. Depois de meses de procura e tendo o resultado mais desagradável possível ao final, retornou aos Estados Unidos com a exata noção do tipo de pessoas com quem estava lidando. Portanto, para quem gosta de filmes desse tipo, certamente vale a pena ver e entender um pouco melhor o que houve na história recente da América do Sul, pois fatos similares ocorreram também no Brasil, na Argentina e outros países do continente.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Lógica... e atual

Grande música e grande letra que fala por si só, sempre atual. “The Logical Song”, gravada pelo Supertramp em 1979, fala de como o cara via o mundo e as coisas quando era jovem. Achava tudo lindo e maravilhoso até que, num determinado dia, as coisas mudaram. Foi obrigado a conhecer uma nova face do mundo, a sua verdadeira face, e viu que as coisas eram bem diferentes, chegando a tal ponto de nem mais saber quem ele mesmo é. Um mundo em que, ou você se enquadra, ou não te aceitam. Ou você assina embaixo e baixa a cabeça, ou será excluído. Muitas vezes me sinto exatamente como nessa música e acho que todos já devem ter passado por isso. Eis a letra:

When I was young, it seemed that life was so wonderful
A miracle, oh it was beautiful, magical
And all the birds in the trees, well they'd be singing so happily
Oh joyfully, oh playfully watching me
But then they sent me away to teach me how to be sensible
Logical, oh responsible, practical
And they showed me a world where I could be so dependable
Oh clinical, oh intellectual, cynical

There are times when all the world's asleep
The questions run too deep for such a simple man
Won't you please, please tell me what we've learned
I know it sounds absurd but please tell me who I am

Now watch what you say or they'll be calling you a radical
A liberal, oh fanatical, criminal
Oh won't you sign up your name, we'd like to feel you're acceptable
Respectable, oh presentable, a vegetable

At night when all the world's asleep
The questions run soo deep for such a simple man
Won't you please, please tell me what we've learned
I know it sounds absurd but please tell me who I am




Traduzindo:

Quando eu era jovem a vida parecia maravilhosa
Um milagre, ah era linda, mágica
E todos os pássaros cantavam alegremente pelas árvores
Muito felizes e olhando para mim
Mas então me mandaram embora para aprender como ser sensível
Lógico, responsável, prático
E me mostraram um mundo onde eu dependo de tudo
Onde sou clínico, intelectual, cínico

Há momentos em que o mundo inteiro dorme
As dúvidas são tão profundas para um homem tão simples
Por favor, me diga o que nós aprendemos
Eu sei que parece absurdo mas, por favor, diga-me quem sou eu

Agora preste atenção ao que você diz ou podem te chamar de radical
De liberal, fanático, criminoso
Por favor, assine aqui o seu nome para que nós o aceitemos
Para que te consideremos respeitável, apresentável, um vegetal

À noite, quando o mundo inteiro dorme
As dúvidas são tão profundas para um homem tão simples
Por favor, me diga o que nós aprendemos
Eu sei que parece absurdo mas, por favor, diga-me quem sou eu

domingo, 22 de julho de 2007

E o Sol ainda brilha

Baby, compra o jornal
E vem ver o Sol
Ele continua a brilhar
Apesar de tanta barbaridade...

(O Poeta Está Vivo, R. Frejat/D. Quental)

Barbaridades
Até quando?

sábado, 21 de julho de 2007

Jogos Pan-Americanos - IV


Voleibol nos Jogos Pan-AmericanosNa última quinta-feira mais uma vez esse time de vôlei feminino do Brasil mostrou que não usa a camisa amarela por acaso. Também, depois daquela atuação patética contra a Rússia nas últimas Olimpíadas, o que esperar delas? É disparado o time mais amarelão do Brasil em qualquer modalidade. Eu torci pra Cuba ganhar aquele jogo justamente por isso. Com mais de uma chance de fechar o jogo no quarto set e com mais de uma chance de fechar o jogo no quinto set, não conseguiram. E tem mais: esse time sempre foi freguês do time cubano. Aí embaixo vai uma lembrança: foto que tirei de minha namorada com Regla Torres, ex-jogadora de vôlei de Cuba, que estava assistindo à final do baseball entre Cuba e Estados Unidos. Essa aí cansou de derrotar o Brasil também... hahaha...


Regla Torres (centro)

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Rapidinhas de 20 de julho

Alguns fatos marcantes desta data:

1304 - Nasce Francesco Petrarca: Importante intelectual, poeta e humanista italiano, considerado como inventor do soneto e do tipo de poema de 14 versos.

Colômbia1810 - Independência da Colômbia: Parabéns mais uma vez a Simon Bolívar, um dos “Libertadores da América”. Apesar disso, até 1819 a Espanha manteve-se firme contra os colombianos, quando foi fundada a República. A Grande Colômbia desfez-se após a morte de Bolívar com as independências de Equador, Venezuela e Panamá.

Santos Dumont1873 - Nasce Santos Dumont: O verdadeiro inventor do avião. Deviam ensinar isso aos norte-americanos, que insistem naquela ridícula história de irmãos Wright. Sem comentários.

1897 - Fundação da Academia Brasileira de Letras: A sessão inaugural ocorreu nesta data, tendo como presidente Machado de Assis, eleito por aclamação.

Santana1947 - Nasce Carlos Santana: Famoso guitarrista mexicano, conhecido apenas como Santana. Muito famoso também pelas suas parcerias com importantes nomes da música mundial, como George Benson, Eric Clapton, Rob Thomas, Steven Tyler, etc.

1969 - Nave Apollo 11 pousa na Lua: Será? Muitos afirmam que Neil Armstrong e Edwin Aldrin foram os primeiros homens a caminhar na superfície da Apollo 11 Pousou na Lua?Lua. Sempre achei ridículo quando ouvia alguém dizer que não acreditava nisso, talvez porque não tinha base nenhuma pra contestar o fato, mas também porque certamente essas pessoas não acreditavam também sem base alguma. Mas hoje, sinceramente, acho muito difícil que esse fato tenha ocorrido. E ter assistido ao documentário “Conspiracy Theory: Did We Land On The Moon?” (Teoria da Conspiração: Nós Pousamos na Lua?), feito pela Fox em 2001, me fez ter bases reais para não acreditar.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Jogos Pan-Americanos - III


Fui tentar assistir à final do baseball no Pan-Americano entre Cuba e Estados Unidos hoje mas, devido à chuva, que castigou o campo que já era ruim, o jogo acabou sendo adiado pra amanhã, sexta-feira. Pra não perder a viagem fui até o Riocentro ali do lado pra ver o que ainda estava disponível pra assistir. O jeito foi comprar ingresso pra ver as finais do badminton. Até que não foi tão chato. Tirei essa foto aí embaixo com a canadense Charmaine Reid, medalha de prata na disputa de simples feminina e, em breve, haverá um vídeo da TV Canal #Sports com imagens dessas finais também.


Charmaine Reid (CAN)

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Jogos Pan-Americanos - II


Handebol nos Jogos Pan-Americanos 2007Nessa época de Jogos Pan-Americanos aqui no Rio de Janeiro, tá mais complicado escrever com tanta freqüência sobre assuntos diversos. Então aqui vai mais uma postagem sobre esportes, com um vídeo feito pela TV Canal #Sports (hehe) no Riocentro. Foram duas partidas de handebol: Rep. Dominicana vs México e Brasil vs Canadá, na mesma ocasião da foto colocada na postagem anterior.



Fonte: TV Canal #Sports

terça-feira, 17 de julho de 2007

Jogos Pan-Americanos - I

Postagens esportivas aqui nesse blog, somente em "nível pessoal" hehe... É o caso hoje pra postar essa foto aí embaixo com a Juliana Veloso hoje no Riocentro. Estava com minha namorada assistindo ao jogo da seleção masculina de handebol do Brasil contra o Canadá e ela chegou lá com outros atletas menos conhecidos. Mas só vimos que ela estava ali depois que terminou a partida. Para postagens de esportes de modo geral, favor visitar o blog dos colunistas do Canal #Sports, do qual eu faço parte, clicando AQUI.


Juliana Veloso

domingo, 15 de julho de 2007

O Mestre da Luz

Rembrandt

Mais um post da seqüência “esta data na história”, mas esta não podia passar em branco, assim como 14 de julho. Foi nesta data, no ano de 1606, que nasceu um dos maiores pintores de todos os tempos: Rembrandt. Nascido Rembrandt Harmenszoon Van Rijn, em Leyden (Holanda), ele ficou conhecido como o “mestre da luz”. Rico e famoso aos trinta anos de idade, morreu na miséria aos 63 anos, deixando em seu testamento “algumas roupas de linho ou lã e suas coisas de pintor”, além de quadros importantes.

Oriundo de família pobre, seu pai ainda assim conseguiu matriculá-lo na Universidade de Leyden, mas não conseguiu mantê-lo lá nem por um ano. Largou a universidade mas Jacob van Swanenburgh não o permitiu largar a pintura, ensinando-o ainda técnicas básicas, preparo de tintas, montagem de telas, entre outras coisas. Em 1623 vai para Amsterdã e freqüenta por quatro anos o atelier de Pieter Lastman, sua primeira grande influência na arte.

Ronda Noturna (1642)Algumas de suas principais obras foram “A Lição de Anatomia do Dr. Tulp” (1632), “Auto-Retrato” (1640), “Ronda Noturna” (1642) e “As Três Cruzes” (1653). Ao morrer, em 1669, deixou no cavalete seu último quadro, que obviamente ficou inacabado. A obra mostrava seu quarto, com uma cama simples, uma cadeira quebrada, um espelho sem moldura e uma mesa rústica.

Fontes: HistoriaNet e Wikipedia

sábado, 14 de julho de 2007

A Queda da Bastilha

Faz hoje 218 anos daquele distante 14 de julho de 1789. A data marca historicamente o início da Revolução Francesa e a Bastilha, que era a prisão política onde eram colocados os oposicionistas do regime vigente, foi o primeiro alvo dos revoltosos.

A Queda da Bastilha
“‘A comemoração do bicentenário da Revolução Francesa foi organizada pelos que a detestam’. A frase de Eric Hobsbawm demonstra como o cadáver insepulto do movimento que fundou a modernidade incomoda tanto ainda aqueles que antes reivindicavam ser seus herdeiros. Como há tantas bastilhas, dize-me que imagem guardas de 1789 e eu direi que ideologia te orienta hoje”. (Emir Sader)

“Brevemente as nações esclarecidas colocarão em julgamento aqueles que têm até aqui governado os seus destinos. Os reis fugirão para os desertos, para a companhia dos animais selvagens que a eles se assemelham; e a natureza recuperará os seus direitos”. (Saint-Just)

“Um inglês que não se sinta cheio de estima e admiração pela maneira sublime com que está agora se efetuando uma das mais importantes revoluções que o mundo jamais viu deve estar morto para todos os sentidos da virtude e da liberdade; nenhum de meus compatriotas que tenha tido a sorte de presenciar as ocorrências dos últimos três dias nesta grande cidade deixará de testemunhar que minha linguagem não é hiperbólica”. (Jornal The Morning Post, de 21/07/1789, sobre a Queda da Bastilha)

Fonte: A Revolução Francesa (Eric Hobsbawm)

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Sexta-Feira 13

Em 1980 foi lançado o primeiro filme da série “Sexta-Feira 13”, longa-metragem que se tornou famoso pelo assassino Jason Voorhees, ou simplesmente Jason. A seqüência se estendeu em tantos filmes que acabou se Friday the 13th (1980)ridicularizando. Qualquer um que seja perguntado sobre o filme certamente fará brincadeiras como “Que parte? Dez? Doze?”. Para ser mais exato, foram oito os filmes com o nome “Sexta-Feira 13”, além de um filme considerado como a parte final (Jason Goes to Hell: The Final Friday) e outros dois filmes em que Jason é um dos protagonistas. Se tivessem mantido a seqüência em, no máximo, três filmes, com certeza não teria tido uma repercussão ruim.

JasonDe qualquer forma, o primeiro filme marcou época como um dos primeiros do gênero, muito copiado depois no tipo de história que contava e também pela criação de uma personagem mítica que ninguém conseguia matar. Aliás, apenas no primeiro filme Jason não é um assassino em série. Conta a história que ele nascera numa sexta-feira 13, coincidentemente, no ano de 1946. Ele teria morrido afogado, como todos acreditavam, em 1957.

Curiosidades: Jason matou 141 pessoas nos filmes, levou mais de 100 tiros, foi esfaqueado 26 vezes, levou 5 machadadas, foi atropelado por um trator e por um carro, foi soterrado e já foi atingido por inúmeros objetos que teriam causado a morte de simples mortais.

Fontes: IMDb e Wikipedia

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Pro Evolution Soccer 6 - II

Queen's Park

Gol de falta que eu fiz no Pro Evolution Soccer 6 jogando com o Queen's Park (ESC). Como não tá fácil fazer gols de falta nesse jogo, tive que gravar...



Veja também: TV Canal #Sports

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Spirits In The Material World

Lembrei dessa música do The Police que tem tudo a ver com alguns posts que eu fiz nesse blog e que ainda vou fazer! :D~

There is no political solution to our troubled evolution
Have no faith in Constitution, there is no bloody revolution

We are spirits in the material world (x4)

Our so-called leaders speak with words they try to jail you
They subjugate the meek but it’s the rethoric of failure

We are spirits in the material world (x4)

Where does the answer lie? Living from day to day
If it’s something we can’t buy, there must be another way

We are spirits in the material world




Traduzindo:

Não há solução política para nossa problemática evolução
Não se tem fé na Constituição, não há revolução sangrenta

Somos espíritos no mundo materialista (x4)

Nossos supostos líderes falam com palavras que tentam te prender
Eles subjugam os humildes mas isso é a retórica do fracasso

Somos espíritos no mundo materialista (x4)

Onde está a resposta? Vivendo dia após dia
Se é algo que não podemos comprar então deve haver algum outro jeito

Somos espíritos no mundo materialista

terça-feira, 10 de julho de 2007

O Saci nunca mais voltou

Depois que tomei conhecimento dessa comovente história do saci, eu resolvi montar um pequeno vídeo e colocar no YouTube para que mais pessoas conheçam também. Fiquei impressionado com a qualidade do produto final, a leveza de gestos e movimentos das personagens. Vejam:



segunda-feira, 9 de julho de 2007

Rousseau II

Novamente uma passagem de Rousseau no “Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens” que me faz pensar muito. Afinal, qual a intensidade dos males gerados pelas leis criadas para reprimir outros males? Isso acaba se tornando um círculo vicioso, ainda mais se pensarmos na quantidade de leis existentes, que cada vez são mais amarradas umas às outras. Bem, vamos às palavras do filósofo de Genebra:

“Cumpre convir que, quanto mais violentas são as paixões, mais necessárias são as leis para contê-las; porém, não só as desordens e os crimes que estas causam todos os dias entre nós mostram bem a insuficiência das leis a esse respeito, mas também seria bom examinar se essas desordens não nasceram com as próprias leis, porque então, ainda que estas fossem capazes de reprimi-las, o menos que se deveria exigir é que detivessem um mal que não existiria sem elas”.

domingo, 8 de julho de 2007

As Novas Sete Maravilhas

O Brasil agora está representado entre as sete maravilhas do mundo, depois da eleição realizada pela New 7 Wonders Foundation. O resultado foi divulgado ontem, dia 07/07/07, em Lisboa. O Cristo Redentor é a maravilha localizada no país que faz parte da nova lista.

O Presidente Lula disse que “o Cristo Redentor sempre foi uma maravilha do Rio de Janeiro e do Brasil; a partir de agora ele é também uma das sete maravilhas do mundo”. Já o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, exaltou a vitória como um impulso ainda maior para a cidade. “É uma vitória que eleva ainda mais o Rio de Janeiro como um dos destinos mais desejados e admirados do mundo”, afirmou.

Além do Cristo, as outras seis maravilhas eleitas foram: a Grande Muralha da China, Petra (Jordânia), a pirâmide de Chichén Itzá (México), o Coliseu (Itália), o Taj Mahal (Índia) e Machu Picchu (Peru).


As Novas Sete Maravilhas do Mundo

sábado, 7 de julho de 2007

E se Jesus Cristo voltasse?

Acho que, se ele voltasse, infelizmente, não faria muita diferença, tal o ponto que a “civilização” chegou. Alguém nos dias de hoje levaria a sério um cara que viesse pregar amor ao próximo, menos materialismo e mais espiritualismo, não roubar, não matar, etc? De que servem hoje esses valores se o homem que é honesto, pratica o bem, é considerado um otário, um babaca, perante a sociedade? Cultuados são aqueles que sabem dar um jeitinho por debaixo dos panos e se sair bem em cima da desgraça alheia. Essa é a sociedade de valores invertidos que o homem construiu.

VaticanoSe Jesus Cristo voltasse certamente diria aos homens do Vaticano que nada daquela riqueza opulenta vale de alguma coisa, até porque ele mesmo nunca se serviu dela e nunca pediu para que, à volta de sua imagem na cruz, houvesse tanto ouro e outros “metais preciosos”. De que vale aquilo tudo se na África, na Ásia e em outros lugares tanta gente morre de fome? Alguém se alimenta daquele ouro e daquelas “riquezas”? Talvez sim, mas metaforicamente.

Jesus CristoSe Jesus Cristo voltasse, na minha opinião, talvez fosse morto da mesma forma que foi há mais de dois mil anos. Mas acho mais certo que ele seria, no mínimo, desprezado e tratado como louco. Ninguém dá atenção a quem “fala sozinho” numa praça qualquer da cidade, pois certamente é tido como louco também. Acho que essa seria a imagem que ele passaria. E quem pode afirmar que um “louco” desses na praça não seja alguém iluminado tentando passar uma mensagem?

Será que ele ainda ama tanto os homens como o fez quando em vida? Mesmo depois de tudo que o homem fez “em nome” de Cristo? Realmente acho que ele é louco, pois a resposta deve ser “sim”.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

320 anos de Publicação das Leis de Newton


Corria o dia 5 de Julho de 1687, em Londres, quando foi publicada a primeira edição integral dos "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", de Isaac Newton, que estabeleceram a teoria da gravitação universal, as leis da dinâmica e o desenvolvimento da óptica e da teoria corpuscular da luz, a base da física moderna.

Os "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" são normalmente designados por "Principia" ou por "Leis de Newton". Integram quase todas as áreas da Física e da Matemática, tal como hoje são concebidas, e deram origem a uma revolução científica apenas comparável à de Albert Einstein, ocorrida mais de dois séculos depois.

Isaac Newton nasceu no dia de Natal de 1642, há 365 anos, e morreu em Londres, a 31 de Março de 1727. Em seu túmulo, em Westminster, o poeta Alexander Pope escreveu: "A Natureza e as Leis da Natureza estavam escondidas na noite. Então Deus disse: 'Faça-se Newton'. E tudo foi iluminado".

Adaptado de: Publico.pt

Bookends


É o nome de um álbum e de uma música lançada pela dupla Simon & Garfunkel em 1968. Sem dúvida a música mais famosa do disco é “Mrs. Robinson” e, depois dela, “America”. Mas essa música “Bookends” sempre me chamou muita atenção, não apenas pela sua curtíssima duração, mas – e sobretudo – pela letra também. Duas estrofes com apenas quatro versos cada e mesmo assim a música me passa muita coisa, muitas lembranças, até porque é isso que ela propõe. Consegue passar mais significado do que muita “música” que existe por aí. Eis a letra:

A time it was
And what a time it was
It was a time of innocence
A time of confidences

Long ago it must be
I have a photograph
Preserve your memories
They’re all that’s left to you


Traduzindo:

Foi uma época
E que época foi
Uma época de inocência
Uma época de confidências

Já deve fazer muito tempo
Eu tenho uma fotografia
Preserve suas lembranças
Elas são tudo que lhe resta

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Dúvida Razoável


Este é o nome de um programa do Discovery Channel que, sempre que possível, eu assisto. Todos os casos mostrados são reais e me impressionam, uns mais, outros menos. Eis a descrição do site do canal:

“Dúvida Razoável é uma série que revela investigações criminais reais onde os telespectadores poderão questionar sobre o procedimento judicial a seguir. Em determinados casos, a incógnita de sua inocência ou culpabilidade se mantém durante um árduo processo legal no qual o júri receberá todo tipo de pressões apesar de sua proteção. Essa nova rompe com os esquemas tradicionais de encenação de crimes, pois a história é relatada a partir das diferentes perspectivas de seus protagonistas e acontecimentos. Cada programa é elaborado a partir de um elemento interessante do crime e se revela à audiência através de imagens retrospectivas, que permitem que a história se detenha e o telespectador retroceda no tempo para ver o crime e das pistas importantes sob diferentes pontos de vista. A cada episódio os telespectadores poderão questionar se a justiça realmente cumpriu sua missão. Todas as histórias são revisadas pelos conselheiros legais e baseadas em documentos judiciais reais”.

Houve episódios que mostraram pessoas que chegaram a ficar no corredor da morte por 20 anos ou mais ou condenadas à prisão perpétua até que se provasse que não tinham culpa. Um dos casos que mais me impressionou foi sobre Michael Mordenti, condenado à prisão pelo assassinato de Thelma Royston, sendo que, de meu humilde ponto de vista e de muitas outras pessoas, não havia evidência alguma que o ligasse ao fato. Sem contar a inexistência de arma do crime e testemunhas. Como esta história é longa e só se encontra em inglês, este link será útil para quem quiser saber mais sobre o caso: http://www.truthinjustice.org/mordenti.htm.

terça-feira, 3 de julho de 2007

A vida é curta demais para ficar no emprego errado


Acho que as pessoas são obrigadas a decidir cedo demais a área em que terão, pelo menos a princípio, que atuar pelo resto da vida. Ter a obrigação de decidir isso ao terminar o 2º grau - ou ensino médio para alguns - leva a uma possibilidade muito grande de erro, pois as pessoas muitas vezes não têm maturidade suficiente ou mesmo conhecimento suficiente de áreas que poderiam lhes agradar. E no meu caso foi assim. Com certeza, se eu pudesse voltar no tempo, escolheria outra carreira completamente diferente. Mas a máquina do tempo ainda não foi criada, ao contrário do que sugerem alguns filmes de ficção científica.

Pois bem, tentando animar um pouco mais este post, coloco aqui estas três imagens da campanha "Life's too short for the wrong job", ou "Das leben ist zu kurz für den falschen job" no original alemão, que significa o título deste post: a vida é curta demais para ficar no emprego errado. Fazem parte de uma campanha direcionada àqueles que necessitam de um novo emprego e foi desenvolvida pela Jobsintown.de, uma empresa alemã.


segunda-feira, 2 de julho de 2007

Apesar de você...


Essa música é considerada um verdadeiro hino contra a ditadura militar que governou o Brasil de 1964 a 1985. Genial, como de costume, Chico Buarque a compôs em 1978. Como era de se esperar, a música foi censurada pela ditadura, assim como "Cálice", outra canção composta com o mesmo pano de fundo. Aí vai a letra:

Amanhã vai ser outro dia...

Hoje você é quem manda, falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão, viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

Apesar de você...
Amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder da enorme euforia
Como vai proibir quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando e a gente se amando sem parar.

Quando chegar o momento esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro!
Todo esse amor reprimido, esse grito contido,
Esse samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza de "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado, cada lágrima rolada nesse meu penar.

Apesar de você...
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver o jardim florescer qual você não queria
Você vai se amargar vendo o dia raiar sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir e esse dia há de vir
Antes do que você pensa.

Apesar de você...
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver a manhã renascer e esbanjar poesia
Como vai se explicar vendo o céu clarear, de repente, impunemente?
Como vai abafar nosso coro a cantar na sua frente?

Apesar de você...
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,
La, laiá, la laiá, la laiá…….


Citação de Chico Buarque: "A ditadura encheu bastante meu saco mas eu também enchi bastante o saco deles".

domingo, 1 de julho de 2007

Quem são os verdadeiros devedores?


Essa pergunta comecei a fazer a mim mesmo quando, de uns tempos pra cá, penso na atual situação dos países do chamado 3º mundo e dos países do chamado 1º mundo. Afinal, quem deve a quem? Acho que melhor colocar minha questão em tópicos:

• São os países africanos, que tiveram suas populações em parte dizimadas, suas riquezas tomadas, seus limites territoriais impostos à força, gerando guerras entre tribos que perduram até os dias de hoje, que devem aos europeus? Ou são os europeus que devem aos países africanos?
• São os países latino-americanos, que tiveram suas populações indígenas quase totalmente dizimadas, seus metais e pedras preciosas retirados e levados para a Europa? Ou são os europeus, mais precisamente ingleses, portugueses e, principalmente, espanhóis que devem aos latino-americanos?

Afinal de contas, o que é “dívida externa”? A mim parece mais um episódio da “boa e velha” inversão de valores que a “sociedade” dos homens criou. E será que existe alguma maneira de resolver isso? Quanto mais o tempo passa e maior fica a desigualdade entre os seres humanos mais ricos e os mais pobres, infelizmente chego à conclusão de que esse problema não tem solução. Espero que eu esteja errado.