sábado, 29 de dezembro de 2007

YMCA


YMCATodo mundo conhece a clássica música “Y.M.C.A.”, gravada pelo grupo disco Village People em 1978 (player acima), mas o que muita gente não sabe é o que significa essa sigla. YMCA significa “Young Men’s Christian Association”, ou Associação Cristã de Moços em Português. A associação surgiu na Inglaterra, em 6 de junho de 1844, fundada por George Williams, preocupado com o bem-estar e o futuro de uma geração que vivia a época da Revolução Industrial inglesa.

George WilliamsAs condições de vida eram precárias, as jornadas de trabalho muito extensas e as opções de lazer inexistentes. Diante de todos esses fatos, o trabalho da associação criada por Williams teve início a partir da leitura de textos bíblicos, a fim de levar uma mensagem positiva aos jovens que se aglomeravam na cidade em busca de trabalho, além de proporcionar integração. Em 1849, foi necessário conseguir um local mais amplo, onde se organizou uma biblioteca, uma sala de leitura e salas de aulas, onde se ministravam cursos para os empregados associados. Quando, em 1850, houve em Londres a Grande Exposição Mundial da Indústria, da qual participaram pessoas de todo o mundo, a YMCA organizou um plano de atividades espirituais e culturais para os visitantes. Foram organizadas 550 reuniões públicas para jovens e um grande número de conferências sobre tópicos religiosos. Também foram distribuídos aos participantes 362 mil folhetos explicativos sobre o trabalho da instituição. Em 1851 a YMCA chegou aos Estados Unidos e ao Canadá, estabelecendo primeiramente em Boston e Montreal, respectivamente.

De modo geral, a YMCA é uma instituição educacional, assistencial e filantrópica, sem fins lucrativos, que congrega pessoas sem distinção de raça, posição social, crença religiosa, política ou de qualquer natureza.

“As Associações Cristãs de Moços procuram unir os jovens que, considerando Jesus Cristo como seu Deus e Salvador, segundo as Sagradas Escrituras, desejam em sua fé e em sua vida ser seus discípulos e juntos trabalhar para estender entre os jovens o Reino de seu Mestre.” (Base de Paris. Paris, 22 de agosto de 1855)

James NaismithDois esportes muito difundidos no mundo têm suas raízes ligadas à YMCA. Em 1891, o professor James Naismith, instrutor da YMCA Springfield College, inventou o basquetebol para ser praticado como esporte de inverno. No ano de 1892, Naismith publicou pela primeira vez as regras oficiais do esporte que passou, no ano de 1936, a ser modalidade olímpica. E em 1895, William Morgan, diretor do Departamento de Educação Física da YMCA Holyoke, Massachussetts, cria o voleibol, que teve o objetivo inicial de servir de exercício recreativo para desportistas. O voleibol tornou-se esporte olímpico no ano de 1964.

Em 1893, Myron Clark, no dia 4 de julho, funda a primeira ACM da América Latina, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1901 a ACM estabeleceu-se no Rio Grande do Sul e, em 1902, em São Paulo. Hoje, aos 163 anos de atividades em todo o mundo, existe um total de 14.000 associações locais em 120 países com 45 milhões de membros.

Fontes: ACM São Paulo e Wikipedia

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Novo programa para diminuir a poluição em San Francisco

Nos Estados Unidos, a prefeitura de San Francisco, na Califórnia, criou um programa para diminuir a poluição do ar provocada por carros e ônibus. O combustível alaranjado que jorra da torneira da usina não passava de um grande incômodo. Depois de alguns dias fritando camarões, a gordura do restaurante japonês já não prestava. Ou o dono pagava a uma empresa para fazer a coleta ou contrariava as leis do Estado da Califórnia e jogava tudo pelo ralo.

Agora, a prefeitura criou um programa para coletar o óleo sujo nos 2.600 restaurantes de San Francisco. O que era lixo, hoje é bombeado para o caminhão e levado para as usinas de reciclagem, onde o óleo vegetal é filtrado, recebe tratamento à base de álcool e vira um precioso combustível. Mesmo depois de todo esse processo químico, o biodiesel preserva 90% do óleo vegetal que era usado pra fazer fritura na cozinha dos restaurantes. Um material poluente que, se não fosse reaproveitado como se fazia há até bem pouco tempo, seria despejado nos esgotos da cidade.

A gordura faz na tubulação o mesmo que nas nossas artérias: entope tudo. “Com os tubos congestionados, o esgoto voltava à superfície trazendo mau cheiro e ratos. Agora, cada gota de óleo que recuperamos ajuda a combater o aquecimento global”, diz Lewis Harrisson, o coordenador do programa.

Combustível
O combustível é vendido às distribuidoras que precisam cumprir uma rigorosa lei ambiental: adicionar 20% de biodiesel à mistura do diesel comum. E assim o ciclo se completa. O reaproveitamento da fritura que já não servia para o camarão nem para a batata frita acaba limpando ao mesmo tempo o ar e os esgotos da cidade de San Francisco.

» Veja AQUI o vídeo desta reportagem

Fonte: Jornal Nacional

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Feliz Dia do Comércio

Feliz Dia do Comércio a todos! Opa... acho que me enganei... Hoje é Dia do Comércio ou é Natal? Será que Jesus tem alguma coisa a ver com isso? Alguém lembrou dele hoje? Acho que é Dia do Comércio mesmo... Só se fala em comprar e receber presentes, só há propagandas de lojas vendendo coisas em nome do Natal...

Feliz Natal
Pra quem discorda, fica a velha frase de sempre: “Feliz Natal”...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Aeroporto de Ruzyne, Praga

A história do Aeroporto Internacional de Ruzyne começa na década de 30 do século passado, tendo entrado em operação no dia 5 de abril de 1937. Antes disso, os aviões que se dirigiam à capital da antiga Tchecoslováquia pousavam no aeroporto militar de Kbely, inaugurado em 1919. O tráfego cada vez maior tornou o Kbely insuficiente e o governo iniciou então a construção do novo aeroporto.

Aeroporto Internacional de Ruzyne
O país foi um dos pioneiros na aviação civil européia e, com o tempo, tornou-se um dos mais avançados no setor. Ainda em 1937, ano de inauguração do aeroporto, o Ruzyne recebeu o prêmio principal na Feira de Paris (International Art and Technical Exhibition ou Paris 1937 World’s Fair) devido à concepção arquitetônica do que hoje é o Terminal Sul 1 do empreendimento. Ing A. Beneš foi o arquiteto responsável pelo projeto.

Aeroporto Internacional de Ruzyne
Hoje o que se destaca de melhor é sua excelente localização tanto em relação à distância ao centro da cidade de Praga quanto à Europa em geral. O local oferece espaço para futuras ampliações de acordo com o crescimento da demanda.

Fontes: Prague Airport e Wikipedia

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Zanzibar

Mais do que a terra natal do famoso cantor Freddie Mercury, a ilha de Zanzibar é um local muito curioso. Esta data, 19 de dezembro, no ano de 1963, marcou a sua independência, mas Zanzibar não é um país. Pelo contrário, pertence à Tanzânia.

Bem, Zanzibar é nome dado ao conjunto de duas ilhas ao largo da costa da Tanzânia, na costa leste da África. As duas ilhas são chamadas Unguja e Pemba. A capital das ilhas fica em Unguja e chama-se Stone Town ou Cidade de Pedra. O lado antigo da cidade é tombado pelo Patrimônio Mundial.

Mapa de ZanzibarPor volta do ano 1100, Zanzibar importava cerâmica do Golfo Pérsico e rapidamente se tornou uma base importsnte para mercadores árabes. O primeiro europeu a visitar a ilha foi Vasco da Gama, em 1499, acabando os portugueses por estabelecer aí um entreposto comercial e uma missão católica. Em 1698, o sultanato de Omã tomou Zanzibar, que se tornou o entreposto comercial do Oceano Índico, servindo como fonte de escravos e marfim ao mundo árabe, à Índia às terras do outro lado do Oceano Atlântico. Em 1841, o sultão Said Ibn mudou sua corte de Omã para Zanzibar. Em 1873, John Kirk, cônsul britânico entre 1866 e 1887, persuadiu o sultão a pôr fim ao tráfico de escravos. Entre 1890 e 1963, Zanzibar foi um protetorado britânico, exceto entre 1914 e 1918, quando foi ocupado pelos Otomanos.

Bandeira de ZanzibarZanzibar tornou-se uma monarquia constitucional em 1963, mas o sultão foi deposto numa revolução e uniu-se ao Tanganica em 1964 para formar a Tanzânia. Curiosamente, apesar de fazer parte da Tanzânia, Zanzibar elege o seu próprio presidente, que é chefe do governo da porção insular do país.

Adaptado de: Wikipedia

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Caramujo gigante africano

Andando pelo calçadão da praia do Recreio recentemente, me deparei pela primeira vez com o tal caramujo gigante africano. E tive a oportunidade de fotografá-lo com minha câmera:

Caramujo Gigante Africano
Este animal, nativo do leste da África, foi introduzido em 1988 no Brasil visando ao cultivo e comercialização do “escargot”. Acabaram se alastrarando por quase todo o Brasil, tornando-se uma séria praga agrícola, especialmente no litoral. Atacam e destroem plantações, com danos maiores em plantas de subsistência de pequenos agricultores e plantas comerciais da pequena agricultura.

Além disso, constitui um risco à saúde pública porque é um hospedeiro intermediário de duas espécies de parasitas. Uma dessas espécies, a Angiostrongylus costaricensis, pode ocasionar a angiostrongiliase abdominal, doença cujos sintomas são semelhantes aos da apendicite. Se não for diagnosticada precocemente e receber tratamento correto, a enfermidade pode causar perfuração abdominal e hemorragia, podendo levar o paciente à morte. A outra espécie de parasita, a Angiostrongylus cantonensis, ainda não foi encontrada no Brasil, mas há registros em Cuba. Ele é o causador da angiostrongiliase meningoencefálica humana.

Fontes: Ambiente Brasil e Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

sábado, 15 de dezembro de 2007

O Ás Mascarado


Ás MascaradoEssa era uma das minhas personagens favoritas de desenhos animados. O Ás Mascarado, um aviador da Primeira Guerra Mundial, era o próprio Snoopy em seu desenho. E acho que o que mais fascinava era seu modo de aparecer e ser tratado como uma celebridade pelos outros mesmo sem dar uma palavra. Essa, aliás, era uma característica do Snoopy em geral: um cachorro beagle que era bom em tudo que fazia, com inteligência superior e grande imaginação, a ponto de criar outras personalidades de si próprio, entre elas, o citado Ás Mascarado.

Foi em 4 de outubro de 1950 que Charles Schulz publicou pela primeira vez uma tirinha num jornal com uma história da turma do Snoopy (veja AQUI).

Ás Mascarado
Quinze anos depois, em outubro de 1965, Snoopy “transformava” sua casa pela primeira vez num Sopwith Camel, avião da Primeira Guerra Mundial. Schulz, que foi sargento no exército, finalmente tinha a oportunidade de criar seu herói nas tirinhas: O Ás Mascarado. As batalhas da personagem contra o Barão Vermelho freqüentemente colocavam as outras personagens do desenho em sua história, apesar de, no início, não entenderem muito bem o que significavam seus gestos e suas ações.

As aventuras do Ás Mascarado continuaram através dos anos e ele tornou-se o “Cão solitário voando sobre a Terra de Ninguém”, lutando contra a influenza, contra o Barão Vermelho e até mesmo sendo prisioneiro.

Fonte: Exhibits USA

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Werner von Siemens

Ernst Werner von Siemens, nascido em 13 de dezembro de 1816, foi um inventor e industrial alemão.

Werner von SiemensTeve educação básica em Lübeck, e aos 17 anos, começou a estudar engenharia. Fez notáveis inovações nos telégrafos e aperfeiçoamento de equipamentos elétricos, principalmente galvanômetros. Inventou um telégrafo que usava uma agulha para apontar para a letra correta, em vez de usar o código Morse. Também determinou a resistência elétrica de várias substâncias e desenvolveu outros ramos da eletricidade e sistemas de tubos pneumáticos. Ele foi o primeiro a empregar guta-percha como isolante subterrâneo e de cabos submarinos. Outras invenções importanes de Werner von Siemens foram o comboio elétrico, o fotômetro de selênio e o dínamo elétrico de corrente alternada. Em 1847 fundou a empresa Siemens & Halske, que posteriormente tornar-se-ia parte da empresa Siemens AG.

Em paralelo a suas atividades empresariais, Werner von Siemens dedicou-se intensamente, portanto, à pesquisa científica. Em 1866, ele realizou o que foi provavelmente a sua mais importante contribuição à engenharia elétrica ao descobrir o princípio do dínamo-elétrico, abrindo caminho para que a eletricidade fosse usada como fonte de energia. Em 1867, ele enviou um artigo à Academia de Ciências de Berlim, intitulado “Na conversão da energia mecânica em corrente elétrica sem o uso de ímas permanentes”. Nele, Siemens se mostra não apenas como um cientista, mas também como um engenheiro e empresário de visão, ao prever que “a tecnologia agora tem os meios para produzir corrente elétrica de força ilimitada, barata e de uma maneira conveniente onde quer que a energia mecânica esteja disponível. Esse fato se tornará de grande importância para inúmeros setores”.

A partir das inovações de Siemens, rapidamente se introduziram novas aplicações para a corrente elétrica: em 1879, a primeira estrada de ferro elétrica foi apresentada na feira de comércio de Berlim e a primeira iluminação de rua foi instalada na mesma cidade, em 1880; o primeiro elevador elétrico foi construído em Mannheim; e, em 1881, o primeiro bonde elétrico do mundo entrou em serviço na linha Berlim-Lichterfelde.

Além de tudo isso, Werner von Siemens foi o construtor da primeiras linhas subterrâneas de telégrafo da Europa. Em sua homenagem foi adotada com seu nome (Siemens, símbolo “S”) a unidade de condutância elétrica (inverso de resistência elétrica) no Sistema Internacional.

Fontes: NetSaber e Siemens Brasil

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

C: Citações de Shakespeare

Algumas citações das peças de William Shakespeare (temas com a letra “C”):


Causa Justa:


“Não pode haver couraça mais forte do que um coração limpo. Está três vezes mais armado quem defende a causa justa, ao passo que está nu, ainda que de aço revestido, o indivíduo de consciência manchada por ciúmes e injustiça”. (Henrique VI - Ato III, Cena II: Rei Henrique)


Céu:


“Quanto mais belo o céu e mais ele esplende, mais feia é a nuvem que o brilho lhe ofende”. (A Tragédia do Rei Ricardo II - Ato I, Cena I: Bolingbroke)


Companhia:


“A sabedoria e a ignorância se transmitem como doenças; daí a necessidade de se saber escolher as companhias”. (Henrique VI - Ato V, Cena I: Falstaff)


Conselho:


“Não faças como alguns desses pastores que aconselham aos outros o caminho do céu enquanto eles seguem ledos a estrada dos prazeres, sem dos próprios conselhos se lembrarem”. (Hamlet - Ato I, Cena III: Ofélia)


Citações: | | B | H

Fonte: Shakespeare de A a Z - Livro das Citações

domingo, 9 de dezembro de 2007

Por quem merece amor


Sílvio Rodríguez“Por Quien Merece Amor” é uma das minhas músicas preferidas do cantor e compositor cubano Sílvio Rodríguez. Segundo ele próprio, ela foi composta em 1981, época em que o governo dos Estados Unidos decretou um bloqueio naval a Cuba com a desculpa de que os cubanos estavam enviando armas a El Salvador. Sílvio diz que, sendo necessária uma reposta com um sentimento de solidariedade e de amor a seu país, esta canção pretendia ser esta resposta.




POR QUIEN MERECE AMOR

Te molesta mi amor, mi amor de juventud
Y mi amor es un arte en virtud
Te molesta mi amor, mi amor sin antifaz
Y mi amor es un arte de paz

Te molesta mi amor, mi amor de humanidad
Y mi amor es un arte en su edad
Te molesta mi amor, mi amor de surtidor
Y mi amor es un arte mayor

Mi amor es mi prenda encantada
Es mi extensa morada, es mi espacio sin fin
Mi amor no precisa fronteras
Como la primavera no prefiere jardín

Mi amor no es amor de mercado
Porque un amor sangrado no es amor de lucrar
Mi amor es todo cuanto tengo
Si lo niego o lo vendo, ¿para qué respirar?

Te molesta mi amor, mi amor de juventud
Y mi amor es un arte en virtud
Te molesta mi amor, mi amor sin antifaz
Y mi amor es un arte de paz

Te molesta mi amor, mi amor de humanidad
Y mi amor es un arte en su edad
Te molesta mi amor, mi amor de surtidor
Y mi amor es un arte mayor

Mi amor no es amor de un solo
Sino alma de todo lo que urge sanar
Mi amor es un amor de abajo
Que el devenir me trajo para hacerlo empinar

Mi amor, el más enamorado
Es del más olvidado en su antiguo dolor
Mi amor abre pecho a la muerte
Y despeña su suerte por un tiempo mejor
Mi amor, este amor aguerrido
Es un sol encendido por quien merece amor!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Como tirar o band-aid sem dor


Cyanide and Happiness, a daily webcomic

Fonte: Cyanide & Happiness @ Explosm.net

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Bandeira de Portugal

Comemora-se nesta data a Independência de Portugal, ocorrida no ano de 1143. Todos estudamos como que superficialmente este acontecimento na escola como fato importante para que se compreenda a História do Brasil. Poucos anos antes, em 1139, nasciam o Reino de Portugal e sua primeira dinastia, com o Rei Afonso I (D. Afonso Henriques). A independência foi reconhecida posteriormente pelo Rei Afonso VII de Castela através do Tratado de Zamora e, desde então, D. Afonso Henriques procurou consolidá-la. Ele dirigiu-se ao Papa Inocêncio II e declarou o país como tributário da Santa Sé, pedindo para a nova monarquia a proteção da Igreja. Em 1179 o Papa Alexandre III reconheceu a existência de Portugal através da Bula Manifestis Probatum.

Primeira bandeira de PortugalÀ esquerda vemos a primeira bandeira de Portugal. Ela representava o escudo do Condado Portucalense, relativo ao conde D. Henrique, que consistia numa simples cruz azul sobre o fundo de prata. Curiosamente era idêntico ao brasão da cidade portuária francesa de Marselha. A história desta bandeira é até hoje discutível, até pela falta de relatos que pudessem durar por tantos séculos, e, principalmente, porque grande parte de suas referências surgem quando das grandes comemorações patrocinadas pelo Estado Novo em 1940.

Bandeira de PortugalA bandeira atual tem um significado republicano e nacionalista. A comissão encarregada da sua criação explica a inclusão do verde por ser a cor da esperança e por estar ligada à revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891. Segundo a mesma comissão, o vermelho é a “cor combativa, quente, viril por excelência; é a cor da conquista e do riso; uma cor cantante, ardente, alegre; lembra o sangue e incita à vitória”. Durante o Estado Novo, foi difundida a idéia de que o verde representava as florestas de Portugal e de que o vermelho representava o sangue dos que tinham morrido pela independência da nação. No seu centro encontra-se o escudo de armas portuguesas, que se manteve tal como era na monarquia, sobreposto a uma esfera armilar, que veio substituir a coroa da velha bandeira monárquica e que representava o Império Colonial Português e as descobertas feitas pelo país.

Os cinco pontos brancos representados nos cinco escudos no centro da bandeira fazem referência a uma lenda relacionada com o primeiro rei de Portugal. A história diz que antes da Batalha de Ourique, em 26 de Julho de 1139, D. Afonso Henriques rezava pela proteção dos portugueses quando teve uma visão de Jesus Cristo na cruz. D. Afonso Henriques ganhou a batalha e, em sinal de gratidão, incorporou o estigma na bandeira de seu pai, que era uma cruz azul em campo branco.

D. Afonso IIITradicionalmente, os sete castelos representam as vitórias dos portugueses sobre os seus inimigos e simbolizam também o Reino do Algarve. No entanto, a verdade é que os castelos foram introduzidos nas armas de Portugal pela subida ao trono de Afonso III . Este rei português não podia usar as armas do pai, D. Afonso II, sem “diferença” por não ser seu filho primogênito. Há quem considere que, com a subida de D. Afonso III ao trono, e já na qualidade de rei, este deveria ter abandonado as suas armas pessoais e usado as do pai e do irmão.

Bandeira anterior: Brasil

Adaptado de: Wikipedia

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Justiça justa

Como diz o filsófo francês André Comte-Sponville, Blaise Pascal era um escritor e filósofo de gênio e também um extraordinário pensador político. Mas esta última característica não se conhece tão bem. Tem um pensamento considerado dos mais lúcidos, desiludidos, desesperados quanto à sociedade.

Uma passagem interessante do livro “Pensamentos Sobre a Política”, que apresenta vários fragmentos escritos por Pascal ao longo de sua vida, trata da justiça. Ele diz:

Blaise Pascal“Durante muito tempo em minha vida acreditei que havia uma justiça; e nisso não me enganava; pois ela existe, aquela que Deus nos quis revelar. Mas não a entendia assim, e é nisso que me enganava; pois eu acreditava que nossa justiça era essencialmente justa e eu tinha como conhecê-la e julgá-la. Mas me deparei tantas vezes em falta de julgamento correto, que por fim passei a desconfiar de mim e dos outros. Vi os países e os homens mudando; e, deste modo, após muitas mudanças de julgamento em relação à verdadeira justiça, compreendi que nossa natureza era apenas uma contínua mudança e, desde então, não mudei mais; e, se mudasse, confirmaria minha opinião”.

Fonte: Pensamentos Sobre a Política

sábado, 1 de dezembro de 2007

Um ano em uma ilha deserta

Marcus Oliveira me convidou a participar deste meme sobre uma ilha deserta e aqui vão minhas respostas:

Você vai passar exatamente um ano em uma ilha deserta, onde existe uma certa infra-estrutura, mas ela é limitada. Além de você não haverá mais ninguém na ilha, mas você terá acesso a alguns privilégios limitados. Com isso em mente, seguem as perguntas:

1. Na ilha você terá água à vontade e frutas nativas. Se souber pescar, com sorte vai poder comer um peixe de vez em quando. Fora isso, você terá que escolher apenas um tipo de comida salgada e um tipo de comida doce para comer todos os dias, o ano inteiro (podem ser cruas ou cozidas). Quais você escolhe?

R: Strogonoff e chocolate.

2. Além da água (e, também com sorte, água de côco se você estiver disposto a subir no coqueiro) não há nenhuma outra bebida na ilha, mas você pode também escolher um único tipo de bebida, fria ou quente, alcoólica ou não, para ter à sua disposição ao longo do ano. Qual você escolhe?

R: Mineirinho, refrigerante que quem é do estado do Rio de Janeiro conhece bem.

3. Para manter a tradição, você pode também levar um único livro. Que livro você leva?

R: Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens (Jean-Jacques Rousseau).

4. Igualmente, você poderá levar um único filme para assistir. Que filme você leva?

R: O Vingador do Futuro.

5. Você terá um notebook à sua disposição, mas com um único programa instalado. Mas você não pode usar um programa de comunicação (como email ou mensagens instantâneas). Qual programa teria mais utilidade para você e por quê?

R: Championship Manager 2001/02, um dos jogos que mais joguei até hoje. Às vezes enjoa um pouco mas depois de um tempo dá vontade de jogar outra vez.

6. Você poderá acessar a internet, mas este acesso é limitado a um único site o ano todo. (Se você escolher o Google, por exemplo, não poderá navegar para os links dos resultados da sua busca, que estão fora do Google). Também não pode ser seu webmail, Meebo e afins ou sites de notícias (o que elimina os portais). Fora isso, não há restrição nenhuma ao tipo de site, inclusive os que permitem comunicação de outros tipos. A qual site você quer ter acesso por um ano e por quê?

R: CBS Sportsline, assim poderia continuar tendo acesso a várias notícias esportivas.

7. Você também poderá ouvir música. Mas, claro, você terá que ouvir a mesma música o ano todo, pois só pode escolher uma. Qual você leva? E se fosse um CD?

R: Música: Happy Man (Chicago). CD: Acoustic in Love.

8. Você poderá escolher um dia do ano para fazer uma única ligação para uma única pessoa, com quem poderá falar por 10 minutos. Para quem você vai ligar, quando e por quê?

R: Pra minha namorada, sem dia específico. O motivo acho que já tá embutido na resposta né...

9. Você poderá escolher um programa de TV para assistir ao longo deste ano na ilha - limitado à freqüência de uma vez por semana. Você só não poderá assistir nenhum tipo de noticiário, fora isso não há restrições. Que programa você quer assistir?

R: Bate-Bola da ESPN Brasil.

10. Quando for seu aniversário, você terá direito a receber uma carta de um(a) amigo(a) ou familiar que tenha uma novidade para contar (sobre si próprio ou não). De quem você gostaria de receber a carta e com qual notícia?

R: Minha mãe dizendo que ganhou na loteria :P~

11. Como não queremos que você transforme uma bola de vôlei no seu melhor amigo imaginário e a única pessoa na ilha será você, você terá direito a levar um animal de estimação para lhe fazer companhia (veja como estou facilitando sua vida!). Que tipo de animal você escolhe e por quê? É um animal que você já tenha?

R: Não tenho nenhum mas acho que o jeito seria arrumar um cachorro pra levar.

12. Do que você acha que sentirá mais falta? (Contato com as pessoas? Tecnologia? Não saber o que está acontecendo no mundo? etc...)

R: Contato com algumas pessoas ne... e com certeza a tecnologia também...

13. Por outro lado, o que você acha que será positivo, proveitoso ou benéfico na experiência? Ou divertido?

R: Ter mais tempo para refletir sobre muitas coisas.

14. Por fim, você tem direito a levar 3 outros itens à sua escolha que:
a) não entrem em contradição com nenhuma das perguntas anteriores
b) não seja algo que você vá usar para sair da ilha, como um barco, por exemplo.
O que você vai levar e por que?

R: Uma bola de baseball, uma camisa do Botafogo e uma fotografia que tenha todas as pessoas mais próximas.


Agora repasso para:
» Guilherme (Graeff Blog)
» Mateus (BigHeaD Blog)
» Vinícius (Colunista Vinícius Franco)
» Jefferson (Catarelismo), apesar de ele se intitular um matador de memes

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Chevrolet Beaumont

Beaumont foi um carro produzido pela General Motors do Canadá entre 1966 e 1969. Foi desenvolvido a partir do modelo Acadian Beaumont de 1964-65 que, por sua vez, era baseado no contemporâneo Chevrolet Chevelle (outro que em breve postarei e é um dos modelos que eu mais gosto). O Beaumont, portanto, era um modelo semelhante ao Chevelle mas lanternas traseiras diferentes e grades parecidas com os modelos da Pontiac.


Chevrolet Beaumont Chevrolet Beaumont
Chevrolet Beaumont Chevrolet Beaumont
Chevrolet Beaumont Chevrolet Beaumont

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Rapidinhas de 27 de novembro


Termômetro na Escala Celsius1701 - Nascimento de Anders Celsius: O astrônomo sueco foi o criador da escala Celsius de temperatura. Anders Celsius propôs inicialmente que o ponto de congelação da água fosse 100°C e o ponto de evaporação 0°C. Isto foi invertido em 1747, provavelmente sob instigação Daniel Ekström, o construtor da maior parte dos termômetros usados por Celsius.

Alexandre Dumas Filho1895 - Morte de Alexandre Dumas (filho): Filho bastardo de Alexandre Dumas, ele seguiu os passos do pai, tornando-se um conceituado autor de livros e peças de teatro. Seu romande com a jovem cortesã Marie Duplessi lhe deu a inspiração para o famoso romance “A Dama das Camélias”. A obra é a base para ópera La Traviata, do italiano de Giuseppe Verdi. Durante sua vida escreveu outros doze romances e diversas peças. Em 1867 ele publicou seu semi-autobiográfico romance, “L'affaire Clemenceau”, considerado por muitos como uma de suas melhores obras.

Bruce Lee1940 - Nascimento de Bruce Lee: Lendário ator norte-americano, nascido em San Francisco, um dos artistas marciais mais importantes do século XX, responsável pela popularização dos filmes de Hong Kong. É considerado por muitos o melhor lutador de Artes Marciais de todos os tempos e foi o criador do Jeet Kune Do. Morreu precocemente em decorrência de um edema cerebral em 1973, antes de completar 33 anos de idade.

Jimi Hendrix1942 - Nascimento de Jimi Hendrix: Guitarrista norte-americano, amplamente considerado um dos mais importantes da história do rock. Se inspirou nas inovações de músicos de blues, tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como nos guitarristas de R&B (rhythm and blues), como Curtis Mayfield. Foi também um dos maiores responsáveis pela ampliação da tradição da guitarra no rock. Em 1970, antes de completar 28 anos, foi encontrado desacordado no quarto de um hotel onde estava em Londres após ter tomado nove pílulas para dormir e asfixiando em seu próprio vômito. Ele morreu horas mais tarde em um hospital.

2001 - Descoberta científica: O telescópio espacial Hubble detecta hidrogênio na atmosfera do planeta Osíris, a primeira atmosfera planetária fora do Sistema Solar a ser encontrada.

Telescópio Hubble
Fonte: Wikipedia

domingo, 25 de novembro de 2007

De verdade?

Essa foto parece até que é de mentira, parece um brinquedo ou algum desenho bem feito...


(Clique para ampliar)



Fonte: Outdoor Photos

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Maurice Tillet, o homem que inspirou Shrek

Maurice Tillet, o homem que teria inspirado Shrek, nasceu em 1903. Era um homem muito inteligente, que falava 14 idiomas, além de ser um exímio poeta e ator.

Maurice TilletQuando chegou à juventude, Maurice começou a desenvolver uma doença rara, chamada acromegalia. Esta doença causa um crescimento exacerbado e incontrolável de partes do corpo. Em pouco tempo, todo o seu corpo se desfigurou de uma maneira muito peculiar. Na verdade, esta “transformação” afetou profundamente os aspectos psicológicos da personalidade de Tillet, que sofreu os horrores de começar a se transformar de uma maneira grotesca, apesar de por dentro continuar sendo um homem muito inteligente. Sua forma gerava tanto preconceito que Tillet começou a ser expulso dos lugares que freqüentava, onde antes era bem recebido.

Não podendo lutar contra a doença, Maurice começou a adaptar-se a ela, adquirindo um rol de comportamentos mais adequados à sua grotesca aparência. Tillet tirou proveito de seu trabalho pregresso como ator. Ele emigrou para os Estados Unidos e tornou-se um profissional de luta livre onde adotou o nome (e comportamento teatral) do “Assustador ogro do ringue”, adquirindo fama imediata com as platéias.

ShrekCom o avançar da doença, Tillet acabou se tornando um recluso, embora ainda tivesse alguns amigos. Um deles foi o empresário Patrick Kelly, que visitava Tillet para jogarem partidas de xadrez. No ano de 1954, Tillet morreu de ataque cardíaco, aos 51 anos. Um de seus poucos amigos, Bobby Managain, um antigo campeão de luta livre, estava no leito de morte com seu amigo no dia em que ele se foi. Antes que Tillet morresse, Bobby pediu a Tillet se poderia fazer um “lifecast” (uma máscara mortuária, uma prática comum até o século XIX e que com o tempo saiu de moda, mantendo-se hoje apenas no campo dos efeitos especiais). Tillet concordou e, assim, quando ele morreu, Bobby fez três cópias da cabeça de Tillet em gesso.

Uma delas acabou indo parar no Museu Barbell de York. Uma das máscaras restantes ficou no escritório de Patrick Kelly e a última foi doada por ele para o Museu Internacional da Luta Livre, em Iowa. Posteriormente, uma das máscaras foi duplicada e foi parar no Museu Internacional da ciência cirúrgica em Chicago.

Uma outra réplica da máscara mortuária de Maurice Tillet foi parar no Hall of Fame do York Barbell Building. A réplica de Tillet serviu para mostrar os primórdios das formas da luta livre moderna e do halterofilismo. Foi esta réplica que serviu de modelo para a criação de Shrek. O corpo de Shrek, bem como sua cabeça, foram criados tomando como referência as formas de Tillet.

Fonte: Pravda

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Novos usos para o leite no Brasil


Leite
Leite
Leite

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Bandeira do Brasil

Não há dia mais oportuno para falar da bandeira do Brasil do que 19 de novembro. Foi nesta data, no ano de 1889, exatamente quatro dias após a Proclamação da República, que a atual bandeira do país foi adotada através do decreto-lei nº 4, preparado por Benjamin Constant, membro do então Governo Provisório.

Bandeira do Brasil
A idéia da atual bandeira é uma modernização da bandeira monárquica idealizada por Jean-Baptiste Debret em 1820. Nesse caso, os co-autores de 1889 seriam Raimundo Teixeira Mendes, Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis. O desenho do disco azul em substituição à esfera armilar da monárquica foi executado pelas mãos do pintor Décio Vilares.

A cor verde simbolizaria o primeiro objeto que funcionou como bandeira no Brasil: os ramos arrancados das árvores pelos homens primitivos em atitude espontânea de alegria. Ela também nos remeteria ainda à juvenilidade do país e ao imenso mar, literariamente verde nos escritos de José de Alencar. A cor amarela, por sua vez, representaria a riqueza mineral e a aventura dos bandeirantes à procura de ouro. Numa homenagem à Nossa Senhora, padroeira de Portugal e do Brasil, a cor azul, ao lado da branca, colocaria o Brasil no esquema bandeirológico latino-americano, onde predominam essas duas cores: azul e branca.

Cada estrela da bandeira brasileira corresponde a um estado brasileiro. Com a criação de novos estados no país, se estabeleceu uma dúvida: continuaria a correspondência? Conforme a Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, essa correlação não existiria mais. Uma outra lei, no entanto, nº 8.421, de 11 de maio de 1992, retificou a anterior, através da seguinte comunicação: “A bandeira nacional deve ser atualizada sempre que algum estado da Federação for criado ou extinto; os novos estados serão representados por novas estrelas a serem incluídas, sem que afete a disposição estética original do desenho da primeira bandeira republicana; as que forem correspondentes a estados extintos serão retiradas, permanecendo aquela que represente um novo estado mediante a fusão”. Desta lei consta ainda um anexo, trazendo a lista dos estados e sua respectiva relação com as estrelas.

Estrelas da Bandeira
Mesmo ficando um pouco extensa esta postagem, vale a pena colocar aqui o “Hino à Bandeira Nacional”, com letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga, um pouco esquecido e que pouca gente sabe cantar. Quando era pequeno, os cadernos escolares continham as letras do Hino Nacional, do Hino à Bandeira e do Hino à Independência. Hoje em dia creio que não exista mais isso, o que contribui ainda mais para o desconhecimento e falta de patriotismo.

HINO À BANDEIRA NACIONAL

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amados,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!


Bandeira anterior: Antígua e Barbuda

Adaptado de: Brasil Escola

sábado, 17 de novembro de 2007

Punhado de poderosos e ricos vs Multidão miserável

Quase no final do livro “Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens”, Jean-Jacques Rousseau faz observações que possibilitam avaliar com bastante exatidão, segundo ele, quanto cada povo se distanciou de seus modos primitivos e o caminho que cada um deles percorreu rumo ao extremo da corrupção. Assim, em suas próprias palavras:

“...assinalaria como esse desejo universal de reputação, de honrarias e de preferências, que nos devora a todos, exercita e compara os talentos e as forças, excita e multiplica as paixões e, como tornando todos os homens concorrentes, rivais, ou melhor, inimigos, causa todos os dias reveses, sucessos e catástrofes de toda espécie, ao fazer com que tantos pretendentes corram na mesma liça. Mostraria que é a essa ânsia de fazer falar de si, a essa gana de distiguir-se que nos mantém quase sempre fora de nós mesmos que devemos o que há de melhor e de pior entre os homens, nossas virtudes e nossos vícios, nossas ciências e nossos erros, nosso conquistadores e nossos filósofos, ou seja, uma grande quantidade de coisas más contra um pequeno número de boas. Provaria enfim que, se vemos um punhado de poderosos e de ricos no topo das grandezas e da fortuna, enquanto a multidão rasteja na obscuridade e na miséria, é porque os primeiros só estimam as coisas que desfrutam na medida em que os outros dela estão privados, e porque, sem mudar de estado, deixariam de ser felizes se o povo deixasse de ser miserável”.

Não há nada mais perfeito, na minha opinião, para explicar o que acontece na sociedade, explicar o que é a diferença entre os mais ricos e os mais pobres e porque ela continua a existir, do que esta passagem inteira, principalmente a última parte: “...se vemos um punhado de poderosos e de ricos no topo das grandezas e da fortuna, enquanto a multidão rasteja na obscuridade e na miséria, é porque os primeiros só estimam as coisas que desfrutam na medida em que os outros dela estão privados, e porque, sem mudar de estado, deixariam de ser felizes se o povo deixasse de ser miserável”.

Fonte: Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Quantos lados tem um triângulo?




- Certo, você quer arriscar tudo e tentar o prêmio de 1 milhão?
- Vamos lá!
(Platéia: Sim! Isso aí! Vai lá!)
- Quantos lados tem um triângulo? As opções são: a) um; b) dois; c) três; d) quatro.
- Hhhhmmmm... Letra “c”, três.
- É a sua resposta final?
- Não... espere! Quatro.
- Ohh... Desculpe, a resporta era “três”.
- ...

FIM

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Rodoviária Central de Sofia

Estas são fotos da Rodoviária Central de Sofia (Централна автогара София), capital da Bulgária.

Rodoviária Central
Rodoviária Central
Como o próprio nome diz, é a principal estação rodoviária da capital e do país. Foi inaugurada em 2004 e tem uma área de 7.173m². O tráfego de passageiros atualmente está em torno de 2.250 por hora.

Fotos: www.pbase.com/ngruev

domingo, 11 de novembro de 2007

Bandeira de Antígua e Barbuda


Mapa da América CentralNesta data, 11 de novembro, no ano de 1981, Antígua e Barbuda, país localizado na América Central, foi admitida como estado-membro da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de um pequeno país com população de aproximadamente 70 mil habitantes, área de 442km² e PIB de US$ 750 milhões (2002). Esta é uma boa ocasião pra explicar o que significa a sua colorida bandeira.

Bandeira de Antígua e Barbuda
A bandeira nacional do país foi adotada em 27 de Fevereiro de 1967 e foi desenhada pelo professor de Artes Reginald Samuel. O sol simboliza o nascimento de uma nova era. A cor preta simboliza a ancestralidade africana do povo; acor azul simboliza a esperança e a cor vermelha simboliza a energia. O “V” formado pela parte vermelha simboliza a vitória.

Foi instituído um concurso, ainda em 1966, para a escolha da bandeira do país. Reginald Samuel terminou por vencer o concurso, do qual ele passou a participar quase no final das inscrições. Seu prêmio pela vitória foi de $500 dólares. Conta ele que imaginou e desenhou a bandeira em questão de apenas meia hora.

Bandeira anterior: Áustria

Fontes: Wikipedia e Flags of the World.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Ponte Rio-Niterói

O dia 9 de novembro de 1968 marcou o início simbólico das obras da Ponte Rio-Niterói, cujo nome oficial é Ponte Presidente Costa e Silva. A ponte integra Rodovia BR-101, que percorre praticamente todo o litoral leste brasileiro, entre os estados do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul.

Ponte Rio-Niterói
O conceito de seu projeto remonta a 1875, visando à ligação entre os dois centros urbanos vizinhos, separados pela Baía de Guanabara: Rio de Janeiro e Niterói. Sem a ponte, era feita uma viagem por terra de mais de 100km, que passava pelo município de Magé. À época havia sido concebida a construção de uma ponte e, posteriormente, de um túnel. Entretanto, somente em 1963, foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para a construção de uma via rodoviária. Em 29 de Dezembro de 1965, uma comissão executiva foi formada para cuidar o projeto definitivo de construção de uma ponte.

O Presidente Costa e Silva assinou um decreto em 23 de Agosto de 1968, autorizando a construção da ponte, idealizada por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes. A obra teve início, simbolicamente, conforme já dito, em 9 de Novembro de 1968, com a presença da Rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II e de Sua Alteza Real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, ao lado do ministro Andreazza. As obras tiveram início efetivo em Janeiro de 1969.

Rothschild & SonsA empreteira resposável pela obra foi a empresa inglesa M. Rothschild & Sons, em parceria com firmas brasileiras. Para concretizar a realização da obra, o Ministro da Fazenda, Delfim Neto, o engenheiro Eliseu Resende e a Rotschild & Sons assinaram, em Londres, um documento que assegurava o fornecimento de estruturas metálicas dos vãos de 200 a 300 metros e um empréstimo de, aproximadamente, US$ 22 milhões com bancos britânicos. O valor destinava-se a despesas com outros serviços da ponte. Em 1971 o contrato de licitação para construção da obra foi rescindido devido ao atraso nas obras e a construção passou a ser feita por um novo consórcio de construtoras, sendo concluído três anos depois.

A obra foi entregue em 4 de Março de 1974, com extensão total de 13,29km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto. A previsão inicial era de um volume diário de 4.868 caminhões, 1.795 ônibus e 9.202 automóveis, totalizando 15.865 veículos. Atualmente é considerada a maior ponte em concreto protendido do hemisfério sul. Segundo a concessionária Ponte S/A, em fluxos normais, o movimento médio atinge a 140 mil veículos por dia.

Adaptado de: Wikipedia

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

B: Citações de Shakespeare

Algumas citações das peças de William Shakespeare (temas com a letra “B”):


Bem:


“Aos homens sobrevive o mal que fazem, mas o bem quase sempre com seus ossos fica enterrado”. (Júlio César - Ato III, Cena II: Antônio)
“Neste terreno onde é louvável fazer o mal, o bem fazer é insânia perigosa”. (Macbeth - Ato IV, Cena I: Lady MacDuff)
“As coisas em si mesmas não são boas nem más, é o pensamento que as torna desse ou daquele jeito”. (Hamlet - Ato II, Cena II: Hamlet)


Bondade:


“Até mesmo a bondade, se em demasia, morre do próprio excesso”. (Hamlet - Ato IV, Cena VII: O Rei)


Fonte: Shakespeare de A a Z - Livro das Citações

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Taxistas

Novas modalidades de táxi rodando pelo mundo:



Fonte: www.estranho.com

sábado, 3 de novembro de 2007

Estações abandonadas em NY - Parte III

Aqui vai a última postagem com fotos de estações abandonadas, total ou parcialmente, na cidade de Nova York:


Estações Campo 2
City Hall (BMT Broadway Subway), 1918-...

Estações Campo 2
Bergen Street (IND Crosstown), 1933-...

Estações Campo 2
Roosevelt Avenue Terminal Station, 1929-...

Estações Campo 2
Carroll Street (IND Crosstown), 1933-...


Veja as postagens anteriores:
Parte I | Parte II


Fonte: New York City Subway