YMCA
Todo mundo conhece a clássica música “Y.M.C.A.”, gravada pelo grupo disco Village People em 1978 (player acima), mas o que muita gente não sabe é o que significa essa sigla. YMCA significa “Young Men’s Christian Association”, ou Associação Cristã de Moços em Português. A associação surgiu na Inglaterra, em 6 de junho de 1844, fundada por George Williams, preocupado com o bem-estar e o futuro de uma geração que vivia a época da Revolução Industrial inglesa.
As condições de vida eram precárias, as jornadas de trabalho muito extensas e as opções de lazer inexistentes. Diante de todos esses fatos, o trabalho da associação criada por Williams teve início a partir da leitura de textos bíblicos, a fim de levar uma mensagem positiva aos jovens que se aglomeravam na cidade em busca de trabalho, além de proporcionar integração. Em 1849, foi necessário conseguir um local mais amplo, onde se organizou uma biblioteca, uma sala de leitura e salas de aulas, onde se ministravam cursos para os empregados associados. Quando, em 1850, houve em Londres a Grande Exposição Mundial da Indústria, da qual participaram pessoas de todo o mundo, a YMCA organizou um plano de atividades espirituais e culturais para os visitantes. Foram organizadas 550 reuniões públicas para jovens e um grande número de conferências sobre tópicos religiosos. Também foram distribuídos aos participantes 362 mil folhetos explicativos sobre o trabalho da instituição. Em 1851 a YMCA chegou aos Estados Unidos e ao Canadá, estabelecendo primeiramente em Boston e Montreal, respectivamente.
De modo geral, a YMCA é uma instituição educacional, assistencial e filantrópica, sem fins lucrativos, que congrega pessoas sem distinção de raça, posição social, crença religiosa, política ou de qualquer natureza.“As Associações Cristãs de Moços procuram unir os jovens que, considerando Jesus Cristo como seu Deus e Salvador, segundo as Sagradas Escrituras, desejam em sua fé e em sua vida ser seus discípulos e juntos trabalhar para estender entre os jovens o Reino de seu Mestre.” (Base de Paris. Paris, 22 de agosto de 1855)
Dois esportes muito difundidos no mundo têm suas raízes ligadas à YMCA. Em 1891, o professor James Naismith, instrutor da YMCA Springfield College, inventou o basquetebol para ser praticado como esporte de inverno. No ano de 1892, Naismith publicou pela primeira vez as regras oficiais do esporte que passou, no ano de 1936, a ser modalidade olímpica. E em 1895, William Morgan, diretor do Departamento de Educação Física da YMCA Holyoke, Massachussetts, cria o voleibol, que teve o objetivo inicial de servir de exercício recreativo para desportistas. O voleibol tornou-se esporte olímpico no ano de 1964.
Em 1893, Myron Clark, no dia 4 de julho, funda a primeira ACM da América Latina, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1901 a ACM estabeleceu-se no Rio Grande do Sul e, em 1902, em São Paulo. Hoje, aos 163 anos de atividades em todo o mundo, existe um total de 14.000 associações locais em 120 países com 45 milhões de membros.
Fontes: ACM São Paulo e Wikipedia