sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Bandeira da Áustria

Uma coisa que sempre achei interessante são as bandeiras dos países. Desde que era pequeno já consultava atlas e dicionários que tinham as bandeiras dos países e passei a conhecer todas elas. Naquela época não existia grande parte dos países que hoje existem. De vez em quando vou falar sobre algumas das bandeiras do mundo, já que hoje em dia é muito mais fácil descobrir seus significados e entendê-las melhor do que era antes do advento da Internet.

Brasão da ÁustriaComeço pela Áustria pois, nesta data, se comemora o “Dia Nacional da Áustria”, por ser o aniversário da Declaração de Neutralidade do país. Isto aconteceu neste dia há exatos 52 anos atrás, em 1955, quando o Conselho Nacional da Áustria aprovou a nova Constituição de Viena, passando, portanto, a assumir uma posição de neutralidade diante da comunidade internacional.

Divisão em Estados
Bandeira da ÁustriaA bandeira do país foi desenhada no século XII pelo Duque Frederico II da Áustria, o último da dinastia Babenberg, que procurava uma maior independência do Sacro Império Romano. A representação mais antiga deste desenho encontra-se num escudo guardado no mosteiro de Lilienfeld, que data de 30 de Novembro de 1230. Posteriormente, esta bandeira continuou a ser utilizada como símbolo da casa real austríaca e, depois, do Império Austro-Húngaro. Em 1869 a antiga bandeira imperial foi trocada por uma semelhante composta por três partes de igual proporção, sendo a superior vermelha, a central branca e inferior dividida ao meio, sendo a parte da direita verde e a da esquerda vermelha. Assim sendo, a parte da esquerda representava a bandeira da Áustria e, a esquerda, a bandeira da Hungria. Com a extinção do império, a república da Áustria adotou o emblema vermelho-branco-vermelho em 20 de Outubro de 1818 até à anexação do país à Alemanha no III Reich. Depois da derrota dos nazistas com o término da Segunda Guerra Mundial, a bandeira é reinstaurada pela Áustria.

A bandeira nacional do país hoje é formada por três listras horizontais de igual proporção, sendo as exteriores vermelhas e a central branca. Esta bandeira foi oficialmente adotada em 1º de maio de 1945.

Adaptado de: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Quanta cultura hein!
Gostei desse tema!! Estou ansiosa para ver os demais países.
:*
:)