quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Eu só peço a Deus


León Gieco e Mercedes SosaO cantor e compositor argentino León Gieco ficou famoso nos tempos de ditadura militar na Argentina e, assim como Chico Buarque no Brasil, teve muitas de suas músicas censuradas. Em 1976, por exemplo, seu disco “O Fantasma de Canterville” foi censurado e ele teve de mudar a letra de seis músicas e eliminar completamente outras três. Mesmo assim foi um sucesso e ele fez shows não só em seu país mas também em outros da América do Sul. Dois anos depois, em 1978, compôs uma de suas músicas mais famosas, cujo nome é o título deste post. A música teria sucesso ainda maior e ficaria imortalizada na voz de Mercedes Sosa. Em 1982, durante a Guerra das Malvinas, a música estava na “moda” novamente, pedindo a Deus que não fosse indiferente ante a monstruosidade das guerras.




SÓLO LE PIDO A DIOS

Sólo le pido a Dios
Que el dolor no me sea indiferente
Que la reseca muerte no me encuentre
Vacío y solo sin haber hecho lo suficiente

Sólo le pido a Dios
Que lo injusto no me sea indiferente
Que no me abofeteen la otra mejilla
Después que una garra me arañó esta suerte

Sólo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente

Sólo le pido a Dios
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede más que unos cuantos
Que esos cuantos no lo olviden fácilmente

Sólo le pido a Dios
Que el futuro no me sea indiferente,
Desahuciado está el que tiene que marchar
A vivir una cultura diferente

Traduzindo:

Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o que eu queria

Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucado brutalmente

Eu só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um monstro grande e pisa forte
Toda a pobre inocência dessa gente

Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um só traidor tem mais poder que um povo
Que este povo não o esqueça facilmente

Eu só peço a Deus
Que o futuro não me seja indiferente
Infelizes são os que têm que partir
Pra viver numa cultura diferente


Fonte: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Sou louca por esta música,eu me emociono cada vez que a ouço. e na voz da Mercedes Sosa, então.
A letra dela é magnífica, profunda e realista.