segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Egoísmo e indiferença


Martin NiemöllerCostumo dizer que o egoísmo é o maior dos males da humanidade. Não consigo encontrar um mal que seja que não tenha origem nesta característica tão intrínseca do ser humano. Uns são mais e, graças a Deus, outros são menos. Infelizmente acho que não existe uma pessoa que não possua em si um mínimo de egoísmo, mas, como eu disse, ainda bem que uns são mais e outros menos. Abaixo coloco um poema de Martin Niemöller, considerado um dos símbolos da resistência ao nazismo alemão nos anos 30. É a velha história do “enquanto não me atinge, estou pouco me importando”, uma das mais claras manifestações de egoísmo.

Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram
meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei .
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar...

4 Comentário(s)::

Anônimo disse...

A marca do individualismo, herança do sistema capitalista.
Muitos olham apenas para o que está a sua frente, o que está diante do seus olhos, seus interesses, e somente quando ofuscam sua visão é que se dá conta que nada pode fazer.

Realmente, cada vez mais os homens se tornam individualistas, egocêntricos, egoístas, indiferentes, etc.

André Luiz Velloso disse...

Eis o resultado de uma sociedade que prima pela competição de forma cada vez mais destrutiva ao próximo...

ogostodovivo disse...

Como já diria Dr Bezerra de Menezes.. "o egoismo é a chaga da humanidade" !!

ogostodovivo disse...

enfim.. tudo gira em torno do capital!

*FODA