segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Bandeira do Brasil

Não há dia mais oportuno para falar da bandeira do Brasil do que 19 de novembro. Foi nesta data, no ano de 1889, exatamente quatro dias após a Proclamação da República, que a atual bandeira do país foi adotada através do decreto-lei nº 4, preparado por Benjamin Constant, membro do então Governo Provisório.

Bandeira do Brasil
A idéia da atual bandeira é uma modernização da bandeira monárquica idealizada por Jean-Baptiste Debret em 1820. Nesse caso, os co-autores de 1889 seriam Raimundo Teixeira Mendes, Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis. O desenho do disco azul em substituição à esfera armilar da monárquica foi executado pelas mãos do pintor Décio Vilares.

A cor verde simbolizaria o primeiro objeto que funcionou como bandeira no Brasil: os ramos arrancados das árvores pelos homens primitivos em atitude espontânea de alegria. Ela também nos remeteria ainda à juvenilidade do país e ao imenso mar, literariamente verde nos escritos de José de Alencar. A cor amarela, por sua vez, representaria a riqueza mineral e a aventura dos bandeirantes à procura de ouro. Numa homenagem à Nossa Senhora, padroeira de Portugal e do Brasil, a cor azul, ao lado da branca, colocaria o Brasil no esquema bandeirológico latino-americano, onde predominam essas duas cores: azul e branca.

Cada estrela da bandeira brasileira corresponde a um estado brasileiro. Com a criação de novos estados no país, se estabeleceu uma dúvida: continuaria a correspondência? Conforme a Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, essa correlação não existiria mais. Uma outra lei, no entanto, nº 8.421, de 11 de maio de 1992, retificou a anterior, através da seguinte comunicação: “A bandeira nacional deve ser atualizada sempre que algum estado da Federação for criado ou extinto; os novos estados serão representados por novas estrelas a serem incluídas, sem que afete a disposição estética original do desenho da primeira bandeira republicana; as que forem correspondentes a estados extintos serão retiradas, permanecendo aquela que represente um novo estado mediante a fusão”. Desta lei consta ainda um anexo, trazendo a lista dos estados e sua respectiva relação com as estrelas.

Estrelas da Bandeira
Mesmo ficando um pouco extensa esta postagem, vale a pena colocar aqui o “Hino à Bandeira Nacional”, com letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga, um pouco esquecido e que pouca gente sabe cantar. Quando era pequeno, os cadernos escolares continham as letras do Hino Nacional, do Hino à Bandeira e do Hino à Independência. Hoje em dia creio que não exista mais isso, o que contribui ainda mais para o desconhecimento e falta de patriotismo.

HINO À BANDEIRA NACIONAL

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amados,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!


Bandeira anterior: Antígua e Barbuda

Adaptado de: Brasil Escola

2 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

"Quando era pequeno, os cadernos escolares continham as letras do Hino Nacional, do Hino à Bandeira e do Hino à Independência. Hoje em dia creio que não exista mais isso, o que contribui ainda mais para o desconhecimento e falta de patriotismo."

O exemplo de que isso não dá mais patriotismo é um tal de Torino ne ow ;x

Os livros de hoje que vejo só tem a letra do Hino Nacional hein ow =[

Patrícia Velloso disse...

Esse hino é belíssimo!
É triste que muitas pessoas desconheçam os hinos de sua pátria.