domingo, 11 de novembro de 2007

Bandeira de Antígua e Barbuda


Mapa da América CentralNesta data, 11 de novembro, no ano de 1981, Antígua e Barbuda, país localizado na América Central, foi admitida como estado-membro da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de um pequeno país com população de aproximadamente 70 mil habitantes, área de 442km² e PIB de US$ 750 milhões (2002). Esta é uma boa ocasião pra explicar o que significa a sua colorida bandeira.

Bandeira de Antígua e Barbuda
A bandeira nacional do país foi adotada em 27 de Fevereiro de 1967 e foi desenhada pelo professor de Artes Reginald Samuel. O sol simboliza o nascimento de uma nova era. A cor preta simboliza a ancestralidade africana do povo; acor azul simboliza a esperança e a cor vermelha simboliza a energia. O “V” formado pela parte vermelha simboliza a vitória.

Foi instituído um concurso, ainda em 1966, para a escolha da bandeira do país. Reginald Samuel terminou por vencer o concurso, do qual ele passou a participar quase no final das inscrições. Seu prêmio pela vitória foi de $500 dólares. Conta ele que imaginou e desenhou a bandeira em questão de apenas meia hora.

Bandeira anterior: Áustria

Fontes: Wikipedia e Flags of the World.

3 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Adorova estudar as bandeiras dos países, é show de bola saber o que cada uma signfica.

P. L. F. V. disse...

É, bandeiras de países ainda por cima meio desconhecidos são bem interessantes.

Anônimo disse...

Interessante a história dessa bandeira.
Como voce disse Vinícius, é bem interessante saber a origem das bandeiras dos países desconhecidos.
:)