sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Ponte Rio-Niterói

O dia 9 de novembro de 1968 marcou o início simbólico das obras da Ponte Rio-Niterói, cujo nome oficial é Ponte Presidente Costa e Silva. A ponte integra Rodovia BR-101, que percorre praticamente todo o litoral leste brasileiro, entre os estados do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul.

Ponte Rio-Niterói
O conceito de seu projeto remonta a 1875, visando à ligação entre os dois centros urbanos vizinhos, separados pela Baía de Guanabara: Rio de Janeiro e Niterói. Sem a ponte, era feita uma viagem por terra de mais de 100km, que passava pelo município de Magé. À época havia sido concebida a construção de uma ponte e, posteriormente, de um túnel. Entretanto, somente em 1963, foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para a construção de uma via rodoviária. Em 29 de Dezembro de 1965, uma comissão executiva foi formada para cuidar o projeto definitivo de construção de uma ponte.

O Presidente Costa e Silva assinou um decreto em 23 de Agosto de 1968, autorizando a construção da ponte, idealizada por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes. A obra teve início, simbolicamente, conforme já dito, em 9 de Novembro de 1968, com a presença da Rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II e de Sua Alteza Real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, ao lado do ministro Andreazza. As obras tiveram início efetivo em Janeiro de 1969.

Rothschild & SonsA empreteira resposável pela obra foi a empresa inglesa M. Rothschild & Sons, em parceria com firmas brasileiras. Para concretizar a realização da obra, o Ministro da Fazenda, Delfim Neto, o engenheiro Eliseu Resende e a Rotschild & Sons assinaram, em Londres, um documento que assegurava o fornecimento de estruturas metálicas dos vãos de 200 a 300 metros e um empréstimo de, aproximadamente, US$ 22 milhões com bancos britânicos. O valor destinava-se a despesas com outros serviços da ponte. Em 1971 o contrato de licitação para construção da obra foi rescindido devido ao atraso nas obras e a construção passou a ser feita por um novo consórcio de construtoras, sendo concluído três anos depois.

A obra foi entregue em 4 de Março de 1974, com extensão total de 13,29km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto. A previsão inicial era de um volume diário de 4.868 caminhões, 1.795 ônibus e 9.202 automóveis, totalizando 15.865 veículos. Atualmente é considerada a maior ponte em concreto protendido do hemisfério sul. Segundo a concessionária Ponte S/A, em fluxos normais, o movimento médio atinge a 140 mil veículos por dia.

Adaptado de: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Puxa, sabia muito pouco sobre essa ponte, esse blog é um excelente veículo de informação. :)
:*