terça-feira, 27 de novembro de 2007

Rapidinhas de 27 de novembro


Termômetro na Escala Celsius1701 - Nascimento de Anders Celsius: O astrônomo sueco foi o criador da escala Celsius de temperatura. Anders Celsius propôs inicialmente que o ponto de congelação da água fosse 100°C e o ponto de evaporação 0°C. Isto foi invertido em 1747, provavelmente sob instigação Daniel Ekström, o construtor da maior parte dos termômetros usados por Celsius.

Alexandre Dumas Filho1895 - Morte de Alexandre Dumas (filho): Filho bastardo de Alexandre Dumas, ele seguiu os passos do pai, tornando-se um conceituado autor de livros e peças de teatro. Seu romande com a jovem cortesã Marie Duplessi lhe deu a inspiração para o famoso romance “A Dama das Camélias”. A obra é a base para ópera La Traviata, do italiano de Giuseppe Verdi. Durante sua vida escreveu outros doze romances e diversas peças. Em 1867 ele publicou seu semi-autobiográfico romance, “L'affaire Clemenceau”, considerado por muitos como uma de suas melhores obras.

Bruce Lee1940 - Nascimento de Bruce Lee: Lendário ator norte-americano, nascido em San Francisco, um dos artistas marciais mais importantes do século XX, responsável pela popularização dos filmes de Hong Kong. É considerado por muitos o melhor lutador de Artes Marciais de todos os tempos e foi o criador do Jeet Kune Do. Morreu precocemente em decorrência de um edema cerebral em 1973, antes de completar 33 anos de idade.

Jimi Hendrix1942 - Nascimento de Jimi Hendrix: Guitarrista norte-americano, amplamente considerado um dos mais importantes da história do rock. Se inspirou nas inovações de músicos de blues, tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como nos guitarristas de R&B (rhythm and blues), como Curtis Mayfield. Foi também um dos maiores responsáveis pela ampliação da tradição da guitarra no rock. Em 1970, antes de completar 28 anos, foi encontrado desacordado no quarto de um hotel onde estava em Londres após ter tomado nove pílulas para dormir e asfixiando em seu próprio vômito. Ele morreu horas mais tarde em um hospital.

2001 - Descoberta científica: O telescópio espacial Hubble detecta hidrogênio na atmosfera do planeta Osíris, a primeira atmosfera planetária fora do Sistema Solar a ser encontrada.

Telescópio Hubble
Fonte: Wikipedia