quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Zanzibar

Mais do que a terra natal do famoso cantor Freddie Mercury, a ilha de Zanzibar é um local muito curioso. Esta data, 19 de dezembro, no ano de 1963, marcou a sua independência, mas Zanzibar não é um país. Pelo contrário, pertence à Tanzânia.

Bem, Zanzibar é nome dado ao conjunto de duas ilhas ao largo da costa da Tanzânia, na costa leste da África. As duas ilhas são chamadas Unguja e Pemba. A capital das ilhas fica em Unguja e chama-se Stone Town ou Cidade de Pedra. O lado antigo da cidade é tombado pelo Patrimônio Mundial.

Mapa de ZanzibarPor volta do ano 1100, Zanzibar importava cerâmica do Golfo Pérsico e rapidamente se tornou uma base importsnte para mercadores árabes. O primeiro europeu a visitar a ilha foi Vasco da Gama, em 1499, acabando os portugueses por estabelecer aí um entreposto comercial e uma missão católica. Em 1698, o sultanato de Omã tomou Zanzibar, que se tornou o entreposto comercial do Oceano Índico, servindo como fonte de escravos e marfim ao mundo árabe, à Índia às terras do outro lado do Oceano Atlântico. Em 1841, o sultão Said Ibn mudou sua corte de Omã para Zanzibar. Em 1873, John Kirk, cônsul britânico entre 1866 e 1887, persuadiu o sultão a pôr fim ao tráfico de escravos. Entre 1890 e 1963, Zanzibar foi um protetorado britânico, exceto entre 1914 e 1918, quando foi ocupado pelos Otomanos.

Bandeira de ZanzibarZanzibar tornou-se uma monarquia constitucional em 1963, mas o sultão foi deposto numa revolução e uniu-se ao Tanganica em 1964 para formar a Tanzânia. Curiosamente, apesar de fazer parte da Tanzânia, Zanzibar elege o seu próprio presidente, que é chefe do governo da porção insular do país.

Adaptado de: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Eu já sabia da história de zanzibar, e é muito bom ver assuntos como este postados no blog.
:*