quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Novo programa para diminuir a poluição em San Francisco

Nos Estados Unidos, a prefeitura de San Francisco, na Califórnia, criou um programa para diminuir a poluição do ar provocada por carros e ônibus. O combustível alaranjado que jorra da torneira da usina não passava de um grande incômodo. Depois de alguns dias fritando camarões, a gordura do restaurante japonês já não prestava. Ou o dono pagava a uma empresa para fazer a coleta ou contrariava as leis do Estado da Califórnia e jogava tudo pelo ralo.

Agora, a prefeitura criou um programa para coletar o óleo sujo nos 2.600 restaurantes de San Francisco. O que era lixo, hoje é bombeado para o caminhão e levado para as usinas de reciclagem, onde o óleo vegetal é filtrado, recebe tratamento à base de álcool e vira um precioso combustível. Mesmo depois de todo esse processo químico, o biodiesel preserva 90% do óleo vegetal que era usado pra fazer fritura na cozinha dos restaurantes. Um material poluente que, se não fosse reaproveitado como se fazia há até bem pouco tempo, seria despejado nos esgotos da cidade.

A gordura faz na tubulação o mesmo que nas nossas artérias: entope tudo. “Com os tubos congestionados, o esgoto voltava à superfície trazendo mau cheiro e ratos. Agora, cada gota de óleo que recuperamos ajuda a combater o aquecimento global”, diz Lewis Harrisson, o coordenador do programa.

Combustível
O combustível é vendido às distribuidoras que precisam cumprir uma rigorosa lei ambiental: adicionar 20% de biodiesel à mistura do diesel comum. E assim o ciclo se completa. O reaproveitamento da fritura que já não servia para o camarão nem para a batata frita acaba limpando ao mesmo tempo o ar e os esgotos da cidade de San Francisco.

» Veja AQUI o vídeo desta reportagem

Fonte: Jornal Nacional

3 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Isso mostra que muitas pessoas estão buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida. "...Na natureza nada se perde, tudo se transforma", sendo assim,temos que aprender a reaproveitar o que consumimos.

Jefferson Guerra disse...

Isso está sendo usado no brasil também

P. L. F. V. disse...

São preocupações muito importantes e atitudes plausíveis.