segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Caramujo gigante africano

Andando pelo calçadão da praia do Recreio recentemente, me deparei pela primeira vez com o tal caramujo gigante africano. E tive a oportunidade de fotografá-lo com minha câmera:

Caramujo Gigante Africano
Este animal, nativo do leste da África, foi introduzido em 1988 no Brasil visando ao cultivo e comercialização do “escargot”. Acabaram se alastrarando por quase todo o Brasil, tornando-se uma séria praga agrícola, especialmente no litoral. Atacam e destroem plantações, com danos maiores em plantas de subsistência de pequenos agricultores e plantas comerciais da pequena agricultura.

Além disso, constitui um risco à saúde pública porque é um hospedeiro intermediário de duas espécies de parasitas. Uma dessas espécies, a Angiostrongylus costaricensis, pode ocasionar a angiostrongiliase abdominal, doença cujos sintomas são semelhantes aos da apendicite. Se não for diagnosticada precocemente e receber tratamento correto, a enfermidade pode causar perfuração abdominal e hemorragia, podendo levar o paciente à morte. A outra espécie de parasita, a Angiostrongylus cantonensis, ainda não foi encontrada no Brasil, mas há registros em Cuba. Ele é o causador da angiostrongiliase meningoencefálica humana.

Fontes: Ambiente Brasil e Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

4 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

porra Torino
tu pára pra fotografa aqueles caramujo nojento
BiSoNHo!!!
@_@

Patrícia Velloso disse...

É um perigo para a saúde pública, e pelo jeito eles estão se alastrando rapidamente, principalmente nesse período.

Ricabreu disse...

É, cara... legal ver a foto do bichinho aí... já tinha ouvido falar sobre ele, mas ainda não tinha tido a curiosidade de procurar na WEB a respeito...

Bacana...

Ricabreu disse...

Amigo, desculpa usar esse espaço aqui para este assunto, mas não encontrei outro meio de contato no blog.
Bem, gostaria de saber se você topa uma parceria para troca de links? Não leve a mal, mas me interessei pelo seu conteúdo e obviamente, tenho interesse em divulgar meu trabalho também.
Qualquer coisa, é só entrar em contato.
O link é www.tipografiavirtual.blog.br

Abração.
Richard.

PS. Fique a vontade para apagar o coment após ler.