quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Werner von Siemens

Ernst Werner von Siemens, nascido em 13 de dezembro de 1816, foi um inventor e industrial alemão.

Werner von SiemensTeve educação básica em Lübeck, e aos 17 anos, começou a estudar engenharia. Fez notáveis inovações nos telégrafos e aperfeiçoamento de equipamentos elétricos, principalmente galvanômetros. Inventou um telégrafo que usava uma agulha para apontar para a letra correta, em vez de usar o código Morse. Também determinou a resistência elétrica de várias substâncias e desenvolveu outros ramos da eletricidade e sistemas de tubos pneumáticos. Ele foi o primeiro a empregar guta-percha como isolante subterrâneo e de cabos submarinos. Outras invenções importanes de Werner von Siemens foram o comboio elétrico, o fotômetro de selênio e o dínamo elétrico de corrente alternada. Em 1847 fundou a empresa Siemens & Halske, que posteriormente tornar-se-ia parte da empresa Siemens AG.

Em paralelo a suas atividades empresariais, Werner von Siemens dedicou-se intensamente, portanto, à pesquisa científica. Em 1866, ele realizou o que foi provavelmente a sua mais importante contribuição à engenharia elétrica ao descobrir o princípio do dínamo-elétrico, abrindo caminho para que a eletricidade fosse usada como fonte de energia. Em 1867, ele enviou um artigo à Academia de Ciências de Berlim, intitulado “Na conversão da energia mecânica em corrente elétrica sem o uso de ímas permanentes”. Nele, Siemens se mostra não apenas como um cientista, mas também como um engenheiro e empresário de visão, ao prever que “a tecnologia agora tem os meios para produzir corrente elétrica de força ilimitada, barata e de uma maneira conveniente onde quer que a energia mecânica esteja disponível. Esse fato se tornará de grande importância para inúmeros setores”.

A partir das inovações de Siemens, rapidamente se introduziram novas aplicações para a corrente elétrica: em 1879, a primeira estrada de ferro elétrica foi apresentada na feira de comércio de Berlim e a primeira iluminação de rua foi instalada na mesma cidade, em 1880; o primeiro elevador elétrico foi construído em Mannheim; e, em 1881, o primeiro bonde elétrico do mundo entrou em serviço na linha Berlim-Lichterfelde.

Além de tudo isso, Werner von Siemens foi o construtor da primeiras linhas subterrâneas de telégrafo da Europa. Em sua homenagem foi adotada com seu nome (Siemens, símbolo “S”) a unidade de condutância elétrica (inverso de resistência elétrica) no Sistema Internacional.

Fontes: NetSaber e Siemens Brasil

2 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

Gênio hein ow, histórico pra engenharia elétrica ~0_0~

Anônimo disse...

Existem homens que conseguiram se imortalizar por seus feitos, Siemens foi um deles, seu legado continua até hoje e com certeza por outros tantos anos de nossas vidas.