sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Malta


Bandeira de MaltaNesta data, 21 de setembro, Malta comemora 43 anos de independência do Reino Unido, mesma época me que se converteu em membro das Nações Unidas. Aderiu à Commonwealth e celebrou uma aliança com o Reino Unido de ajuda econômica e militar. Segundo a Constituição de 1964, Malta manteve como soberano a rainha Elizabeth II, enquanto um governador-geral exercia autoridade executiva em seu nome. Os serviços britânicos permaneceram no país e mantiveram um controle total sobre portos, aeroportos, correios, rádio e televisão. Mas, em 1979, o país rompeu a aliança com o Reino Unido e os britânicos evacuaram sua base militar, pondo fim a 179 anos de presença na ilha. Malta ficou, a partir de então, livre de bases militares estrangeiras pela primeira vez na sua história.

Valletta
Este é mais um país do qual pouco se fala e se conhece no Brasil e, creio eu, no resto do mundo. Mas é mais um que tenho vontade de conhecer. É um arquipélago formado por cinco ilhas no Mar Mediterrâneo, entre Itália e Tunísia. Três destas ilhas são habitadas (Malta, Comino e Gozo) e duas não (Filfla e Cominotto). Na maior e mais importante das ilhas, Malta, fica a capital do país, Valletta, com aproximadamente 7.000 habitantes. Existem em torno de 320 monumentos antigos dentro de fortificações na capital. No entanto, a cidade mais populosa do país é Birkirkara, com uma população em torno de 21.000 habitantes. A base da economia do país é o turismo, estimulado principalmente pela natureza quase intocada das ilhas e por seu clima ameno. As ilhas de Malta e Gozo possuem as mais antigas construções humanas conhecidas, os Templos Megalíticos, que remontam à Pré-História e são considerados patrimônios da humanidade.


Dentre os locais para visitar e coisas diferentes para se fazer, pode-se incluir, além do que já foi mencionado: o vilarejo de Dingli, a lagoa azul de Comino, a Fortaleza dos Cavaleiros, o Forte St. Elmo, o porto natural de Marsaxlokk, o Templo de Hagar Qim, o Templo de Mnajdra, a Catedral de São João, a Basílica Ta´ Pinu, a Catedral de Gozo e a Catedral de São Paulo.

Catedral

Fontes: Almanaque Abril, Wikipedia e Sprachcaffe

4 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

Hm... parece ser outro país interessante também. Eu ja tinha ouvido falar mas nunca tinha visto nem fotos, quanto mais outras informações assim sobre o país.

eushuhuaa a cidade que eu moro tem umas 13x mais população da capital de Malta @_@

Guilherme Graeff disse...

ja tinha ouvido falar :P
mas não tanto, mas até qndo um lugar desses vai se assim ?

Anônimo disse...

Muita gente nunca ouviu falar,mas nas minhas aulas nunca esqueço de Malta, este país é sempre retratado. A base econômica é o turismo, a riqueza natural de suas ilhas e praias e a riqueza arquitetônica, são roteiros inesquecíveis pra quem adora viajar. Entrou na União Européia em 2004, e sua economia vem crescendo a cada ano.

INTERVALO CULTURAL RIO disse...

Oi, André! Blz? Pode indicar o Intervalo, sim. Obrigado pela lembrança! Anote aí o meu e-mail, para facilitar a comunicação: ffilardi@gmail.com
Abração do mano!