domingo, 23 de setembro de 2007

Falar por falar

Há muito tempo que penso no real sentido das expressões de cumprimento “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” e no que as pessoas no fundo querem dizer quando as utilizam. E a conclusão à qual cheguei é de que elas não querem falar nada. Teoricamente, o que se quer ao dizer “bom dia”? Desejar um bom dia à pessoa, certo? Mas você já parou para pensar se está realmente desejando alguma coisa para a pessoa a quem você diz isso? Eu me arrisco a dizer que 99% das pessoas que dizem isso o fazem apenas “da boca para fora”.

Com certeza é por esse motivo que eu detesto tanto dizer essas três expressões a qualquer pessoa, porque me sinto falso ao dizê-las. Não que não deseje que a pessoa tenha um bom dia, uma boa tarde ou uma boa noite, mas também não posso dizer que desejo. Simplesmente é indiferente pra mim. Posso até estar errado, mas pelo menos não estou sendo falso nem hipócrita. Como eu disse, pra mim todo mundo diz isso apenas por dizer ou, mais ainda, porque se tornou um costume e ninguém nem pensa mais no que está falando, virou uma coisa automática. Por isso odeio ainda mais quando percebo que as pessoas nem tentam disfarçar isso pelo menos com um sorriso e fazem aquela cara mais antipática do mundo pra lhe “cumprimentar” dizendo um miserável “bom dia”.

Isso tudo é muito mais falso ao chegar do que ao sair. O que quero dizer é que, quando as pessoas estão se despedindo, é muito mais fácil perceber se a pessoa está realmente desejando uma boa tarde ou uma boa noite, ou que está realmente desejando a alguém uma boa noite na hora em que vai dormir. Pra mim é completamente oposto às mesmas expressões quando usadas para cumprimentar alguém. Portanto, se é pra falar por falar, melhor ficar quieto. Pelo menos eu penso assim.

6 Comentário(s)::

Anônimo disse...

só que acho que não dar "bom dia" a alguém "ofende" mais essa pessoa do que dar um "bom dia" falso... a sociedade já convencionou que é "educado" usar essa saudação...

André Luiz Velloso disse...

Eu não deixo de usar essas expressões, mas não gosto delas...

Guilherme Graeff disse...

isso ja virou habito tu dar bom dia e boa tarde sai sem intenção da boca concordo com tudo que o torino disse ali

Jefferson Guerra disse...

Me fez lembrar do programa do Altas Hora ontem, qndo o Serginho bricando flw tudo bem, pro cara dos garotos podres, dae ele flw um monte de coisa, e termino com um simples tudo bem...
Tipo esse um monte de coisa no meio, era o que ele queria dizer mesmo, fazer, que a vida dele tava uma bosta e tal... Acho q se procurar acha no youtube

Senhor_do_Infinito disse...

legal torino
mas axo q mesmo sendo da boca pra fora pode ser algo positivo
mas axei legal parar pra pensar sobre isso
=)

P. L. F. V. disse...

É verdade, na maioria das vezes não existe uma verdadeira "vontade" das pessoas nesses cumprimentos.