terça-feira, 29 de maio de 2012

Monte Everest


Everest
A foto acima é do famoso Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre China e Nepal. No dia 29 de maio de 1953, há exatamente 59 anos, o apicultor neozelandês Edmund Hillary e o xerpa nepalês Tenzing Norgay foram os primeiros a atingir o cume desta que é a maior montanha sobre a superfície da Terra.

A montanha foi assim denominada por Sir Andrew Scott Waugh, o governador-geral da Índia colonial britânica, em homenagem a seu predecessor, Sir George Everest. Radhanath Sikdar, um matemático e topógrafo indiano de Bengala, foi o primeiro a identificar o Everest como a montanha mais alta do globo, de acordo com seus cálculos trigonométricos, em 1852.

O Everest possui duas rotas principais de ascensão: 1) pelo cume sudeste no Nepal e 2) pelo cume nordeste no Tibet, além de outras 13 outras rotas menos utilizadas. Das duas rotas principais a sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais frequentemente utilizada. Esta foi a rota utilizada por Hillary e Norgay em 1953. Contudo, a escolha por esta rota se deu mais em razão de questões políticas do que por planejamento de percurso, pois a fronteira do Tibet havia sido fechada aos estrangeiros em 1949.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

néééééééééééé °-°