segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pacto de Varsóvia

Em 14 de maio de 1955, exatos 57 anos atrás, era criada a aliança militar conhecida como Pacto de Varsóvia (a foto abaixo foi tirada na reunião em que se deu a sua criação). Esta aliança era formada pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, países estes que também ficaram conhecidos como “bloco socialista”. O tratado correspondente (Tratado de Varsóvia) foi firmado na capital polonesa e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.

Tratado de Varsóvia
O organismo militar foi instituído em contraponto à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), organização internacional que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos para a prevenção e defesa dos países membros contra eventuais ataques vindos do Leste Europeu. Os países que fizeram parte do Pacto de Varsóvia eram alguns nos quais foram instituídos governos socialistas pela União Soviética após a Segunda Guerra Mundial. União Soviética, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Polônia, Tchecoslováquia, Romênia e Albânia foram os países membros, sendo que a estrutura militar seguia as diretrizes soviéticas. A Iugoslávia, por oposição do Marechal Tito, se recusou a ingressar no bloco.

Porém, as principais ações do Pacto de Varsóvia se deram dentro dos países-membros para a repressão de revoltas internas. Em 1956, tropas reprimiram manifestações populares na Hungria e na Polônia e, em 1968, na Tchecoslováquia, na chamada “Primavera de Praga”.

Mapa do Pacto de Varsóvia
As mudanças no cenário geopolítico da Europa Oriental no final da década de 1980, com a queda dos governos socialistas, o fim do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e a crise na União Soviética, levaram à extinção do Pacto de Varsóvia em 31 de Março de 1991. O fim do Pacto de Varsóvia representou, também, o fim da Guerra Fria.

Seis anos depois, a OTAN convidou República Tcheca, Hungria e Polônia a ingressarem na organização, demonstrando uma nova configuração das forças militares na Europa pós-Guerra Fria.

Referência: Wikipedia

2 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Pacto de Varsóvia >>> OTAN hein ow

Construção Criativa disse...

Em breve ainda teremos uma releitura da Guerra Fria. Agora feita pelos chineses que vão, de novo, recontar a história.