quinta-feira, 17 de maio de 2012

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Engenho da Rainha

Dando sequência ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o Engenho da Rainha.

As extensas terras onde hoje encontra-se o bairro compreendiam as planícies de Inhaúma, limitadas pela Serra da Misericórdia. Inicialmente pertenciam ao Engenho da Pedra ou de Bonsucesso, e se estendiam desde a orla da Baía de Guanabara até o atual bairro de Inhaúma. A rainha Dona Carlota Joaquina, esposa de Dom João VI, comprou uma quarta parte do engenho, com uma casa com 15 quartos, em frente a uma fileira de palmeiras, próxima à atual rua Dona Luísa. O engenho ficava em uma planície e a casa em uma pequena elevação. Essa é a origem do nome do bairro.

No fim do Segundo Reinado, as terras foram adquiridas pelo Coronel Antônio Joaquim de Sousa Botafogo, um republicano, ligado a Floriano Peixoto.

Engenho da Rainha
A história do Engenho da Rainha coincide com a ocupação de Inhaúma e o atual bairro passou a compreender a baixada do trecho entre o morro do Engenho da Rainha e as elevações da Serra da Misericórdia, atravessada pelo rio Timbó. Nela foi implantada, em 1876, a Estrada de Ferro Rio d’Ouro e foi construída a estação Engenho da Rainha, em funcionamento até a extinção do ramal, entre 1966 e 1970. Seu leito foi aproveitado pela Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro (Metrô), para a construção da Linha 2, sendo a estação Engenho da Rainha inaugurada em 1991.

As vias principais do bairro são a Av. Adhemar Bebiano (antiga Estrada Velha da Pavuna) e a Av. Pastor Martin Luther King Jr. (antiga Av. Automóvel Clube), implantada entre 1922 e 1926 por uma Comissão do Automóvel Clube do Brasil e que foi a primeira ligação entre Rio de Janeiro e Petrópolis. O bairro possui também grandes conjuntos habitacionais e comunidades, como o do Parque Proletário Engenho da Rainha. Há também um complexo de pedreiras na Serra da Misericórdia que praticamente arrasou grande parte das suas encostas.

Bairros anteriores: Encantado e Engenheiro Leal

Referência: Portal Geo Rio