sábado, 14 de abril de 2012

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Encantado e Engenheiro Leal

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre Encantado e Engenheiro Leal.

Encantado

Segundo a tradição local, a origem do nome do bairro está relacionada ao rio Faria, que corria em suas redondezas. Dizia-se que suas águas, nas fortes chuvas, eram dotadas de um “estranho poder” de tragar tudo que nelas caísse, dizendo-se que era um “rio encantado”.

Encantado e Piedade foram os primeiros bairros do subúrbio a receber energia elétrica, em 1905. A festa comemorativa realizou-se no Palacete de Dona Silvana, no Largo da Estação (atual Sargento Eudóxio Passos). Dois médicos famosos ligados ao Encantado, no século XIX, o Dr. Domingos Freire, e depois o Dr. Clarimundo de Melo, deram nomes a importantes logradouros. Clarimundo de Melo, por uma lei da Câmara em 1913, passou a denominar a antiga Estrada de Muriquipari, que começava no Largo da Estação e seguia em direção ao Campinho. Com a implantação da Estrada de Ferro Dom Pedro II, depois Central do Brasil, foi inaugurada, em 15 de abril de 1868, a estação de Encantado, que atualmente está desativada.

Encantado
O prefeito Amaro Cavalcanti (1917-1918) construiu a avenida que leva o seu nome, ligando o Encantado ao Méier, paralela à linha férrea. Do lado norte da ferrovia, a família Reis (José, Manuel Murtinho e Pedro Reis) abriu as ruas Guilhermina, Angelina, Leopoldina e Silvana, próximas à rua Goiás, consolidando o arruamento atual, que seria alterado com a abertura, em 1997, da “Linha Amarela”, que liga o bairro à Barra da Tijuca e à Avenida Brasil. No lado sul da ferrovia, a Linha Amarela arrasou quarteirões entre as ruas Dois de Fevereiro e Pompílio de Albuquerque.

Engenheiro Leal

A história desse pequeno bairro de classe média-baixa, situado no sopé do morro do Dendê (234m), na Zona Norte, é parecida com as histórias de Cascadura e Madureira. Eram terras pertencentes ao Engenho da Portela, da família Cardoso Quintão. Sua origem é a implantação da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, depois Linha Auxiliar, em 1892. Nela foi instalada, em 1908, a Estação Engenheiro Leal, em homenagem ao companheiro de Paulo de Frontin e Magno de Carvalho, no início do século XX.

Engenheiro Leal
O bairro é predominantemente residencial e sua principal via é a rua Iguaçu. Possui as comunidades do Sanatório e da rua Iguaçu, situadas nas encostas do morro do Dendê que, em sua maior parte, foi reflorestado, gerando uma grande área verde.

Bairro anterior: Deodoro

Referências: Postar um comentário