domingo, 29 de abril de 2012

Alfred Hitchcock

Hoje, dia 29 de abril de 2012, faz exatamente 32 anos da morte do famoso diretor de cinema Alfred Hitchcock, que nasceu em Londres, em 1899. Conhecido como o “Mestre do Suspense”, ele dirigiu alguns dos melhores filmes de mistério e assassinato da história do cinema. São filmes que viraram clássicos e até hoje servem de referência para estudiosos e admiradores.

Alfred HitchcockAos 20 anos de idade, conseguiu seu primeiro emprego na área cinematográfica. A partir daí, tudo que fez foi ligado à Sétima Arte. Em 1939 se mudou para os Estados Unidos e assinou contrato com David O. Selznick, produtor dos clássicos “E o Vento Levou” e “Começou em Nápoles”. Esse contrato trouxe muita sorte para Hitchcock, pois o primeiro longa-metragem que dirigiu recebeu o Oscar de melhor filme: “Rebeca: a Mulher Inesquecível”. Outros filmes vieram e o mundo começou a se encantar pela sua genialidade em dirigir e criar suspense. Em 1955, ganhou um programa de TV chamado “Alfred Hitchcock Presents”. Tratava-se de um programa com vários episódios criminais e foi um enorme sucesso, servindo para aumentar ainda mais a sua popularidade.

Alfred HitchcockSeu filme “Festim Diabólico” (1948) foi rodado em apenas oito cortes. Os cenários eram móveis para ajudar a movimentação da câmera. “Janela Indiscreta” (1954) contou com a presença do famoso ator James Stewart, que interpretou um jornalista com a perna fraturada preso a uma cadeira de rodas que, sem ter o que fazer, começa a espionar os vizinhos. De tanto espionar, passa a desconfiar que um deles cometeu um crime. Em “Um Corpo Que Cai” (1958), considerado um de seus melhores filmes, James Stewart interpreta um detetive contratado para investigar a esposa de um amigo e acaba se apaixonando por ela. Mas a moça “morre” e ele acha que está sendo perseguido pelo espírito da mulher.

Outros grandes clássicos de Hitchcock são “Psicose” (o filme preferido do diretor), “Os Pássaros” e “O Homem que Sabia Demais”. Hitchcock também costumava aparecer em seus próprios filmes, sempre fazendo uma rápida aparição. Faleceu em 1980 devido a complicações renais. Seu último filme foi “Trama Macabra”.

Referência: InfoEscola