sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bandeira de Luxemburgo

Em 11 de maio de 1867, há exatamente 145 anos, Luxemburgo reafirmava sua independência por meio do 2º Tratado de Londres, após a chamada “Crise de Luxemburgo”, que quase levou a uma guerra entre França e Prússia. Ressalta-se que a independência do país havia sido conquistada em relação ao Império Francês em 9 de junho de 1815, por meio do Tratado de Paris, e reafirmada pela primeira vez em 19 de abril de 1839, desta vez por meio do 1º Tratado de Londres. Sendo assim, aproveito a data para falar um pouco aqui sobre a história e o significado da bandeira do país.

Luxemburgo
A bandeira de Luxemburgo consiste de três listras horizontais de igual espessura nas cores vermelha, branca e azul claro, conforme se vê acima. É muito semelhante à bandeira holandesa, sendo que esta possui um tom de azul mais escuro. A escolha das cores da bandeira tem origem ainda no século XIII, baseadas no brasão do Grão Duque de Luxemburgo, Conde Henrique VI. O brasão possuía um leão vermelho em um campo de listras azuis e brancas.

A bandeira atual foi adotada somente em 23 de junho de 1972 e tem grande influência da bandeira francesa, na qual a cor azul representa o Poder Legislativo, a cor branca o Poder Executivo e a cor vermelha o povo, dividindo igualmente o poder, e representando também, respectivamente, Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Bandeira anterior: Etiópia

Para ver todas as postagens sobre bandeiras basta clicar AQUI.

Referências: WorldFlags101 e Wikipedia