sábado, 5 de maio de 2012

Bandeira da Etiópia

No dia 5 de maio comemora-se na Etiópia o Dia da Libertação ou Dia dos Patriotas, em referência ao dia 5 de maio de 1941. Por isso, falarei um pouco aqui sobre a história e o significado da bandeira do país, localizado na parte leste do continente africano.

Etiópia
A bandeira acima foi adotada oficialmente em 6 de fevereiro de 1996. Habitualmente vista sem o disco azul no centro, ela é considerada como a mais influente bandeira dentre aquelas do continente africano, tendo dado origem a toda uma linhagem de bandeiras com as cores verde, vermelha e amarela. Trata-se do chamado “Pan-Africanismo”, que defende a unidade da África e dos africanos e seus descendentes espalhados pelo mundo. Versões anteriores da bandeira tiveram outros emblemas no centro, dos quais se destaca o Leão de Judá. Estas cores são adotadas nas bandeiras etíopes desde 1897.

O significado da cor vermelha na bandeira é poder, fé e sangue; já a cor amarela está ligada à igreja, à paz e às riquezas naturais do país; por fim, a cor verde simboliza a terra e a esperança. A estrela no centro do disco azul representa a unidade dos povos e das raças que formam a Etiópia, enquanto os raios que saem das pontas da estrela simbolizam a prosperidade. O azul do disco, ao fundo, simboliza a paz.

Bandeira anterior: Zâmbia

Para ver todas as postagens sobre bandeiras basta clicar AQUI.

Referências: WorldFlags101 e Wikipedia