quarta-feira, 23 de maio de 2012

Bandeira da Guiana

Ontem, dia 22 de maio, fez exatamente 46 anos que a Guiana declarava sua independência em relação ao Reino Unido, em 1966. O país então mudou seu nome de Guiana Britânica, como chamavam os ingleses, ou Guiana Inglesa, como era conhecida aqui, para simplesmente Guiana. Permaneceu, entretanto, como membro da Comunidade Britânica e, quatro anos depois, em 1970, tornou-se uma república. Sendo assim, aproveito a data para falar um pouco aqui sobre a história e o significado da bandeira deste país.

Guiana
A bandeira da Guiana, conhecida como a “ponta da flecha dourada”, foi aprovada no mesmo dia da declaração de sua independência. Ela foi desenhada por Whitney Smith, um norte-americano conhecido por seus estudos concentrados no simbolismo das bandeiras, que ganhou um concurso em 1962. O desenho original não incluía as bordas preta e branca que foram incorporadas pelo Colégio Heráldico do Reino Unido.

A cor verde simboliza a agricultura e os bosques; a cor branca representa os rios e a água; a cor amarela, por sua vez, reflete a riqueza mineral do país; a cor preta representa a capacidade de resistência; a cor vermelha, por fim, simboliza ardor e dinamismo.

Bandeira anterior: Luxemburgo

Para ver todas as postagens sobre bandeiras basta clicar AQUI.

Referências: WorldFlags101 e Wikipedia

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Ainda vou lá hein ow