quinta-feira, 17 de novembro de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Cordovil

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre Cordovil.

No Século XVII, as terras onde hoje se localiza o bairro pertenciam ao provedor da Fazenda Real, Bartolomeu de Siqueira Cordovil. Posteriormente ele as passou para o seu filho, Francisco Cordovil de Siqueira e Mello. O Engenho dos Cordovil possuía extensos canaviais que se espalhavam pela planície em direção a Irajá. Anos depois, a antiga propriedade foi loteada e nela passava a estrada do Porto Velho de Irajá, prolongamento do Quitungo, e depois a primeira estrada Rio-Petrópolis, correspondendo às atuais ruas Itabira e Bulhões Marcial.

Cordovil
Com a implantação da Estrada de Ferro do Norte, depois Leopoldina, foi inaugurada, em 1910, a estação de Cordovil. Com a abertura da Av. Brasil, em 1946, foi implantado o Trevo das Missões, que dá acesso à nova Rodovia Rio-Petrópolis (Washington Luiz). Suas terras abrangiam a Ponta do Lagarto e a ilha do Saravatá, aterradas no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, cortadas pela Linha Vermelha.

Em 1969, foi construído o conjunto habitacional Cidade Alta, com objetivo de abrigar moradores removidos da Favela Praia do Pinto. No seu entorno surgiram novas favelas, como Divinéia, Cambuci, Pica-Pau, Serra Pelada e Chega Mais, que formam o chamado “Complexo da Cidade Alta”.

Bairro anterior: Copacabana

Referência: Portal Geo Rio