sábado, 26 de novembro de 2011

Trem que não para nas estações - Inovação chinesa

Recebi essa por e-mail. Esse é o projeto do trem bala na China. Uma inovação chinesa: descer do trem sem que ele precise parar. Não há tempo a ser desperdiçado. O trem bala está se movendo o tempo todo. Se existem 30 estações entre Pequim e Guangzhou, parar e acelerar de novo em cada estação vai fazer perder energia e tempo. Uma parada de cinco minutos por estação – passageiros idosos são naturalmente mais lentos – resultará numa perda total de duas horas e meia na viagem.

Os chineses são inovadores o suficiente para chegar a um conceito de trem sem paradas. Os passageiros embarcam, na estação, em uma cabine conectora antes que o trem chegue. Quando o trem chega, ele não precisa parar. Ele apenas diminui a velocidade para pegar a cabine conectora que vai se acoplar ao teto do trem. Depois dessa acoplagem, os passageiros deixam a cabine conectora e descem para o interior do trem. Após o embarque, a cabine será movida para a traseira do trem, para ser ocupada pelos passageiros que querem descer na próxima estação. Quando o trem chegar à estação seguinte, ele deixará a cabine conectora na estação. Os passageiros então desembarcam na estação sem a necessidade de o trem parar. Ao mesmo tempo, o trem vai pegar os passageiros de uma outra cabine conectora.

Assim, o trem terá sempre uma cabine conectora na parte traseira do teto, para desembarque, e uma cabine conectora na parte dianteira do teto, para embarque em cada estação. Veja o vídeo abaixo: