sábado, 5 de novembro de 2011

Rapidinhas de 5 de novembro


1849 - Nascimento de Ruy Barbosa: Jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, considerado um dos intelectuais mais brilhantes de seu tempo, Ruy Barbosa foi um dos organizadores da República e coautor da Constituição da Primeira República, juntamente com Prudente de Morais. Atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Primeiro Ministro da Fazenda do novo regime, marcou sua breve gestão pelas reformas modernizadoras da Economia. Destacou-se, também, como jornalista, advogado, deputado e senador, além de ter sido, em duas ocasiões, foi candidato à Presidência da República. Notável orador e estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, sendo presidente entre 1908 e 1919. Como delegado do Brasil na II Conferência da Paz, em Haia (1907), notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos Estados. Sua atuação nessa conferência lhe rendeu o apelido de “Águia de Haia”. Faleceu em 1923.

1879 - Nascimento de Maxwell: Nascido em Edimburgo, Escócia, em 1831, James Clerk Maxwell foi um importante físico e matemático, conhecido por ter dado a sua forma final à teoria moderna do eletromagnetismo, que une a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Esta é a teoria que surge das equações de Maxwell, assim chamadas em sua homenagem e porque ele foi o primeiro a escrevê-las juntando a lei de Ampère, por ele próprio modificada, a lei de Gauss e a lei da indução de Faraday. Maxwell demonstrou que os campos elétricos e magnéticos se propagam com a velocidade da luz. Ele apresentou uma teoria detalhada da luz como um efeito eletromagnético, ou seja, que a luz corresponde à propagação de ondas elétricas e magnéticas, hipótese que tinha sido proposta por Faraday. Demonstrou, em 1864, que as forças elétricas e magnéticas têm a mesma natureza: uma força elétrica em determinado referencial pode tornar-se magnética se analisada noutro, e vice-versa. Também estudou a teoria cinética dos gases e descobriu a chamada “Ddistribuição de Maxwell-Boltzmann”. Maxwell é considerado por muitos o mais importante físico do séc. XIX e o seu trabalho em eletromagnetismo foi a base da relatividade restrita de Einstein.

1893 - Nascimento de Sobral Pinto: Nascido em Barbacena/MG, foi um dos mais importantes juristas brasileiros, defensor dos direitos humanos, especialmente durante a ditadura do Estado Novo e a ditadura militar instaurada em 1964. Notabilizou-se como criminalista defensor de perseguidos políticos, tendo sido, inclusive, defensor do comunista Luís Carlos Prestes, que fora preso após o levante de 1935. No caso do alemão Harry Berger, que também fora preso e severamente torturado após o mesmo levante, Sobral Pinto exigiu ao governo a aplicação do artigo 14 da Lei de Proteção aos Animais ao prisioneiro, fato bastante inusitado. Já no fim da carreira, recusou convite do presidente Juscelino Kubitschek para assumir o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal, para que não supusessem que sua defesa da posse do presidente fosse movida por interesse pessoal. Na campanha pelas eleições diretas, em 1983, causou sensação ao participar do histórico comício da Candelária, e defender o restabelecimento das eleições diretas para a Presidência da República. Faleceu em 1991.

1935 - Surgimento do Banco Imobiliário: Um dos jogos de tabuleiro mais conhecidos da atualidade, cuja comercialização começou com a empresa Parker Brothers, nos EUA, durante a Grande Depressão, sob o nome original de “Monopoly”. Seu criador foi Charles Darrow, um vendedor de sistemas de aquecimento desempregado que vivia em Germantown, Pensilvânia. É considerado por muitos como um símbolo da sociedade capitalista, onde as crianças já aprendem a lidar com o dinheiro como brincadeira. O jogo segue as regras do sistema e se atualiza com as mais diversas versões, sempre tentando acompanhar o os movimentos do mercado, tanto nacional quanto internacional. Sua mecânica de jogo foi baseada no jogo “The Landlord’s Game”, de Elizabeth J. Magie Phillips, que o criou com a proposta de ser uma “ferramenta” para ensinar a teoria do economista Henry George sobre taxa simples.

Referências: Wikipedia e http://www.bancoimobiliario.info


1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Banco Imobiliário hein ow