terça-feira, 17 de maio de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Cidade Universitária

Dando prosseguimento ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre a Cidade Universitária.

Neste local da Baía de Guanabara situava-se um arquipélago composto por oito ilhas: Cabras, Pindaí do Ferreira, Pindaí do França, Baiacu, Fundão, Catalão, Bom Jesus e Sapucaia. Em 1935 surgiu a primeira proposta de construção de um Campus único que concentrasse as atividades da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Cidade Universitária
Em 1948, passados mais de dez anos de estudos elaborados por várias comissões para diversos locais, optou-se por implantar a Cidade Universitária na enseada de Inhaúma, formada pelos rios Jacaré e Faria, e, no período de 1949 a 1952, as oito ilhas supracitadas foram aterradas e interligadas, numa superfície de 4,8 milhões de metros quadrados, para que a Cidade Universitária fosse instalada. Em 1959, o presidente Juscelino Kubitscheck denominou, pelo Decreto 47.534, a Ilha resultante da fusão do arquipélago original, de “Ilha da Cidade Universitária, da Universidade do Brasil”. Seu projeto técnico ficou sob a tutela da equipe de arquitetos do Escritório Técnico da Universidade do Brasil (ETUB). Iniciadas em 1954, as obras seguiam lentamente até que, em 1970, o presidente Médici assinou decreto com verbas para acelerar a construção da Cidade Universitária.

Cidade Universitária
Atualmente, a Cidade Universitária tem um conjunto de edificações que abriga 60 unidades acadêmicas e instituições conveniadas, incluindo também setores técnicos, esportivos e administrativos da UFRJ. A malha urbana e os conjuntos arquitetônicos ocupam 30 % do território atual da ilha, cuja localização entre o Aeroporto Internacional e o Centro da Cidade lhe garante grande destaque. Além das faculdades, convênios de cessão de usos de terrenos trouxeram para o campus da UFRJ importantes instituições, como o Instituto de Engenharia Nuclear da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobrás (CENPES), o Centro de Pesquisas da Eletrobrás (CEPEL) e o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). Destaca-se também o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, cuja construção iniciou-se em 1950.

Na antiga ilha do Bom Jesus, os franciscanos tiveram uma igreja e um convento no início do século XVIII, doados pela viúva do Capitão Francisco Teles de Menezes. Dom João VI era seu assíduo visitante e, entre 1823 e 1832, ele acolheria o hospital da Marinha e os leprosos da Ilha das Enxadas até que, transferido em 1868 para o governo, abrigou o asilo dos Inválidos da Pátria. Atualmente, essa área pertence ao Exército e a igreja do Bom Jesus da Coluna, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1964, passou por um processo de restauração arquitetônica. Com a inauguração da “Linha Vermelha”, a Cidade Universitária, conhecida como “Ilha do Fundão”, foi beneficiada com acesso pela nova via expressa para o Centro, Baixada Fluminense e Ilha do Governador e, posteriormente, a “Linha Amarela” (inaugurada em 1997) interligou o bairro diretamente à Barra da Tijuca.

Bairro anterior: Cidade Nova

Referência: Portal Geo Rio