domingo, 8 de maio de 2011

Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Esta célebre frase imortalizou o famoso químico francês Antoine Laurent de Lavoisier, morto na guilhotina em 8 de maio de 1794, há exatamente 217 anos. Lavoisier é considerado o criador de Química moderna, tendo sido o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Além disso, identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria flogística e participou da reforma da nomenclatura química.

LavoisierLavoisier nasceu em Paris em 1743. Formou-se em Direito mas nunca chegou a atuar como advogado, pois optou pelo caminho da ciência. Foi ele quem descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Essa descoberta foi muito importante para a época pois, segundo a teoria de Tales de Mileto, que ainda era aceita na época, a água era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros materiais eram formados.

O gás oxigênio foi descoberto independentemente pelos químicos Carl Wilhelm Scheele (1772) e Joseph Priestley (1774). Em outubro de 1774, Priestley visitou Paris e conversou com Lavoisier sobre as suas experiências. Este fato permitiu a Lavoisier refazer as experiências de Priestley e reformulá-las. Dessa forma, Lavoisier conseguiu compreender melhor as características do novo gás e ainda confirmou que a combustão e a calcinação correspondem à combinação do oxigênio com outros materiais. Lavoisier deu ao novo gás o nome de oxigênio (“produtor de ácidos”, em grego), porque considerava, erroneamente, que todas as substâncias originadas de uma calcinação originavam ácidos, em que o oxigênio se encontrava obrigatoriamente presente. Foi somente em 1789 que ele formulou o princípio da conservação da matéria.

LavoisierEm 1768 Lavoisier adquiriu uma participação na “Ferme Général”, o sistema utilizado na França para a taxação de impostos. Este não era um sistema muito popular na época, principalmente entre aqueles que tinham de pagar os impostos (o povo). Embora Lavoisier tenha se retirado desse sistema, a sua ligação à Ferme Général foi utilizada como desculpa para condená-lo à morte. Em 17 de setembro de 1793 foi instituída a “Lei dos Suspeitos”, que permitiu a criação de tribunais revolucionários para julgar possíveis traidores e punir os culpados com a pena de morte. Três dias depois, Lavoisier recebeu um mandado que permitiu o confisco e a selagem dos seus documentos. Mais tarde, os documentos foram de novo entregues a Lavoisier, dando-lhe um falso sentimento de segurança.

Ele foi guilhotinado após um julgamento sumário em 8 de maio de 1794. Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemático contemporâneo de Lavoisier, disse: “Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo”.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

néééééééééééé