sábado, 14 de maio de 2011

Bandeira do Paraguai

Em comemoração ao bicentenário da Independência do Paraguai, declarada entre os dias 14 e 15 de maio de 1811, segue esta postagem sobre a história e o significado da bandeira do país sul-americano.

A bandeira paraguaia, adotada oficialmente em 27 de novembro de 1842, consiste de três listras horizontais, com as cores inspiradas na bandeira francesa. No topo, a cor vermelha simboliza patriotismo, coragem e igualdade; no centro, o branco representa pureza e paz; na parte inferior, a cor azul representa liberdade, verdade e conhecimento.

Bandeira do Paraguai
Bandeira do Paraguai (verso)
Os emblemas nos dois lados da bandeira são diferentes. Na parte da frente, no centro, encontra-se uma estrela amarela de cinco pontas disposta no interior de uma grinalda verde encimada pelas palavras “Republica de Paraguay”. A Estrela de Maio representa a data da independência. Na parte de trás da bandeira encontra-se o Selo do Tesouro do Paraguai: um leão com o barrete vermelho da liberdade no topo de uma vara. O Selo do Tesouro é o símbolo da defesa da liberdade nacional, que é representada pelo leão guardando o barrete. Acima do selo lê-se “Paz y Justicia”.

A curiosidade da bandeira do Paraguai fica por conta justamente da diferença existente dos dois lados da bandeira. É a única bandeira do mundo com esta característica e credita-se isto a José de Francia, que esteve no poder no país de 1814 a 1840.

Bandeira anterior: Índia

Para ver todas as postagens sobre bandeiras basta clicar no seguinte link: Bandeiras.

Referências: WorldFlags101 e Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

Libertad hein ow