quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bandeira da Índia

No dia 26 de janeiro de 1950, há exatos 61 anos, era declarada a República da Índia, pouco mais de dois anos após a declaração de Independência. Portanto, é uma data importante para o país e aproveitarei para falar sobre a bandeira da Índia, sua história e seu significado.

A bandeira nacional da Índia foi adotada durante uma reunião da Assembleia Constituinte realizada em 22 de julho de 1947, vinte e dois dias antes da independência indiana em relação ao Reino Unido, que se deu em 15 de agosto de 1947. Ela foi utilizada como bandeira nacional do Domínio da Índia entre esta data e o dia 26 de janeiro de 1950, data da citada declaração de Independência. Logo após, foi adotada como bandeira da República da Índia.

Bandeira da Índia
A bandeira indiana é baseada na bandeira do Congresso Nacional Indiano, desenhada por Pingali Venkayya. Ela consiste de três listras horizontais de mesma espessura: laranja, branca e verde. No centro há um emblema azul no formato de uma roda com 24 raios, conhecido como Ashoka Chakra, retirada do pilar de Ashoka em Sarnath. Inicialmente a listra laranja representava os hindus, a verde representava os muçulmanos e a branca representava a paz desejada entre ambos, bem como a verdade. Poucos antes de a Índia tornar-se independente, a Assembléia Constituinte decidiu que a bandeira tornar-se aceitável a todos partidos e comunidades. Mas como a bandeira anterior possuía conotações religiosas, Sarvepalli Radhakrishnan, que mais tarde seria vice-presidente do país, deixou claro que a bandeira adotada não possuía nenhuma dessas conotações.

Sarvepalli RadhakrishnanRadhakrishnan descreveu da seguinte forma o significado da bandeira: “Laranja denota renúncia ou desinteresse. Nossos líderes devem ser indiferentes aos ganhos materiais e devem se dedicar ao seu trabalho. O branco no centro é leve, o caminho da verdade para guiar nossa conduta. O verde mostra nossa relação com o solo, com a vida das plantas aqui, da qual toda a vida depende. A roda Ashoka no centro é a bandeira da lei do dharma, que deve ser o princípio que controla aqueles que trabalham sob esta bandeira. A roda denota também movimento. Há morte na estagnação. Há vida no movimento. A Índia não deverá resistir mais à mudança, deve mover-se e seguir em frente. A roda representa o dinamismo de uma mudança calma.”

Bandeira anterior: Líbano

Para ver todas as postagens sobre bandeiras basta clicar no seguinte link: Bandeiras.

Referências: WorldFlags101 e Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

o fio da navalha hein ow