sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

História do Oceano Pacífico

O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo terrestre, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com aproximadamente 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase 33% da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume de todos os oceanos. Tem mais de 700 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m. É também o oceano com maior profundidade média (4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas, sendo a maior delas a fossa das Marianas, com 11.022 m).

Sua forma grosseiramente circular é delimitada por margens continentais ativas, que correspondem ao círculo de fogo do Pacífico, sob as quais se afunda uma crusta oceânica em rápida expansão. Em suas águas foi registrada a maior temperatura em um oceano: 404 °C, a uma profundidade de 2.000 m, a cerca de 480 km ao oeste da costa dos Estados Unidos.

Oceano Pacífico
Foi descoberto pelos europeus em 1513, mais precisamente pelo navegador espanhol Vasco Nuñez de Balboa, que cruzou o Istmo do Panamá e nomeou o oceano como Mar do Sul. Somente em 1520 foi transposto pela primeira vez, tendo sido alcançado este feito pelo navegador português Fernão de Magalhães durante sua viagem de circunavegação, que durou de 1519 a 1522. Ele batizou o oceano de “Pacífico” por este ser mais calmo, quando comparado com o tempestuoso Oceano Atlântico. Esta comparação foi feita quando Fernão de Magalhães e os seus companheiros de navegação transpuseram o Estreito de Magalhães, nomeado assim posteriormente em sua homenagem, uma passagem entre os dois referidos oceanos.

Importantes migrações humanas ocorreram no Pacífico em épocas pré-históricas, notadamente as dos polinésios a partir da margem asiática do oceano para o Taiti e depois para o Havaí, a Nova Zelândia e a Ilha da Páscoa. O Oceano Pacífico tem assistido a um crescimento de sua importância como via de ligação entre algumas das regiões de maior dinamismo econômico da atualidade (extremo oriente e costa ocidental da América do Norte).

» Oceano Atlântico

Referência: Wikipedia