segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Catete

Prosseguindo com o histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o bairro do Catete.

A palavra “Catete” significa, em tupi, “mato fechado”, e correspondia a um braço do rio Carioca que, contornando o outeiro da Glória, desembocava no mar. Nele passou o primeiro caminho de acesso à Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, o Caminho ou Estrada do Catete. Para cruzar o rio Carioca, o Governador Antonio Salema construiu a Ponte do Salema, onde foi cobrado pedágio até 1866 e é onde hoje se localiza a Praça José de Alencar.

Sobrados do Catete
No Segundo Reinado, mansões de nobres e ricos comerciantes foram construídas ao longo da rua do Catete. A Estrada do Catete já existia antes d chegada dos portugueses e franceses ao Rio de Janeiro. Ela formava um largo em frente à mansão do Desembargador Manoel Jesus de Valdetaro. Neste Largo, em 1862, o Barão de Nova Friburgo construiu, para sua moradia, o Palácio Nova Friburgo, que foi comprado, em 1897, para abrigar a Presidência da República. Passando a ser conhecido como Palácio do Catete, o edifício exerceu a função de sede do governo durante 63 anos, até a transferência da capital para a cidade de Brasília, quando passou então a sediar o Museu da República. Em frente ao Museu, um conjunto de 34 sobrados, construídos em meados do século XIX, compõe um belo conjunto histórico na rua do Catete. Foi lá também que o presidente Getúlio Vargas suicidou-se, em 1954.

Palácio do Catete - Museu da República
Outro local de destaque é o Largo do Machado, antigo Campo das Pitangueiras. Sua denominação deve-se ao comerciante André Nogueira Machado, proprietário de uma chácara no local. Nele, foi erguida a Igreja de Nossa Senhora da Glória, concluída em 1872, projeto dos franceses Koeler e Riviére, em estilo neoclássico. O Largo do Machado se destaca como importante polo da região, com galerias comerciais, restaurantes, floristas e estação de metrô. A primeira linha de bondes elétricos do Rio, os do Jardim Botânico, foi inaugurada em 1892 no Largo do Machado.

Nas encostas do morro da Nova Cintra, voltadas para o Catete, ficavam as grandes pedreiras da Glória e da Candelária, que forneciam material para a construção das Igrejas no Século XIX. Próximo a elas, foram abertas, na chácara de Salvador Quintanilha, as ruas Bento Lisboa e Pedro Américo. Atualmente, o Catete se destaca como importante centro comercial, mantendo vilas e antigos sobrados, com grandes condomínios residenciais.

Bairro anterior: Cascadura

Referências: Portal Geo Rio e Wikipedia

1 Comentário(s)::

Canalhas do Poker disse...

onde acontecem algumas etapas da Canalhas Series of Poker hein ow