domingo, 2 de janeiro de 2011

Spectreman


SpectremanEssa é para quem viveu sua infância no final dos anos 70 e nos anos 80. No dia 2 da janeiro de 1971, há exatamente 40 anos, tinha início a produção do seriado japonês Spectreman. O seriado teve um total de 63 episódios, exibidos na TV Fuji, do Japão, desde a mencionada data até o dia 25 de março de 1972.Obteve muito boa audiência, mesmo rivalizando com o maior sucesso da época, Ultraman, super-herói criado cinco anos antes. No Brasil, Spectreman foi exibido pela Rede Record e pela TVS, atual SBT.

“Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!” Com esta frase tinha início cada episódio da série. No primeiro capítulo, um homem que caminhava pelas tumultuadas ruas de Tóquio ouve um chamado. Imediatamente ele olha para o céu e vê uma nave espacial. Recebe por telepatia a ordem de investigar uma catástrofe ecológica na Baía de Tóquio, sendo lembrado que não deve jamais revelar sua identidade a qualquer terráqueo.

Spectreman“Às ordens!”. Esta era a resposta permitia a Kenji, como era chamado o disfarce humano do andróide, se transformar em Spectreman, a sua forma original. Spectreman é um robô fortemente armado com raios positrônicos e outros artefatos, construído pelos Dominantes, habitantes de Nebula 71, planetóide que navega livremente pelo Espaço. Nebula 71 é membro da Federação Universal e tem a missão de proteger os planetas subdesenvolvidos contra a destruição prematura devido a causas internas ou externas.

Inicialmente, Spectreman foi enviado à Terra para salvar a humanidade da destruição causada pela poluição desenfreada. Mas já durante a primeira tarefa se depara com um monstro gigante que surge na baía da cidade. A população acredita que o monstro é uma mutação devido ao excesso de poluição, mas ele era, na verdade, obra de um simióide chamado Gori, oriundo do planeta Épsilon, onde vivia uma civilização de homens-macaco pacíficos e de tecnologia avançada. Ele é um genial cientista que foi escolhido como líder mas, ao assumir o poder, quis construir armas mortíferas para derrubar o governo central e conquistar planetas pelo Universo.

Spectreman
O plano foi logo descoberto e Gori considerado culpado. Como não havia pena de morte, a punição seria a alteração da mente do cientista para que sua maldade fosse eliminada. No entanto, um oficial do exército chamado Karas liberta Gori da prisão e ambos fogem numa nave. Vagando pelo espaço, ele chegam à Terra graças a uma tempestade eletromagnética e descobrem que os humanos estavam destruindo seu próprio planeta com a poluição. Indignado, Gori decide conquistar a Terra para transformá-la em seu paraíso particular. Porém, os Dominantes percebem a presença de Gori e colocam Spectremen de prontidão.

Para que o herói não seja identificado pelos nativos do planeta, o robô tem a capacidade de se transformar em um ser humano, que recebe o nome de Kenji. Além disso, ele se emprega na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, com o objetivo de facilitar sua patrulha. Quando Kenji se depara com as criações monstruosas de Gori, ele se afasta da equipe da Divisão e solicita aos Dominantes sua transformação. Surge então Spectreman.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

era feio demais ne ow aehauehau