O Barão Vermelho
Manfred von Richthofen, conhecido mundialmente como “Barão Vermelho”, nasceu em Breslau (atual Wrocław, Polônia), em 2 de maio de 1892, há exatos 119 anos. Ele foi um piloto alemão e é considerado ainda hoje como o “ás dos ases” da aviação, tendo inclusive vencido oitenta combates aéreos durante a Primeira Guerra Mundial. Richthofen ganhou várias alcunhas devido à sua habilidade: Guerreiro Voador Vermelho, pelos alemães; Diabo Vermelho, pelos franceses; Cavaleiro Vermelho, pelos ingleses; e, finalmente, também pelos ingleses, a mais famosa e título desta postagem.
Em sua juventude Richthofen foi estudar no Lincoln College, em Oxford, na Inglaterra. Posteriormente ingressou na escola militar e, após terminar o treinamento de cadete, juntou-se ao Regimento nº 1 de Uhlan como membro da cavalaria em 1911. Quando estourou a Primeira Guerra Mundial, era um oficial da cavalaria e foi chamado ao dever nas frentes ocidental e oriental, servindo de escolta para o exército alemão. Perto de maio de 1915, entediado com essa função, Richthofen pediu para ser transferido à Força Aérea, onde transformou-se num observador aéreo. Inspirado pela oportunidade de conhecer o grande piloto de combate Oswald Boelcke, Manfred decidiu tornar-se ele próprio um piloto. Mais tarde, Boelcke selecionou von Richthofen para juntar-se ao grupo de elite Jagdstaffel ("grupo de caça") JASTA II. Von Richthofen ganhou seu primeiro combate aéreo sobre Cambrai, França, em 1916. Como muitos de seus companheiros pilotos, ele era muito supersticioso e nunca saía em missão sem ser beijado por alguém querido. Isto tornou-se rapidamente um hábito difundido entre todos os pilotos de combate.
Depois de sua 18ª vitória, von Richthofen recebeu o Pour le Mérite, a honraria militar mais elevada da Alemanha na época. Antes disso, em 23 de novembro de 1916, com seu Albatroz D.II, ele derrubou o ás da aviação britânico Lanoe Hawker, chamado às vezes de “o Boelcke Britânico”. Após esta batalha, ele se convenceu de que precisava de um avião com maior poder de manobras, embora isto implicasse perda de velocidade. Infelizmente para ele, o Albatroz foi o avião padrão da Força Aérea Alemã até o fim de 1917, e o barão voou num Albatroz modelo D.III e depois num D.V. Em setembro daquele ano Richthofen estava pilotando um Fokker Dr. I, o avião triplano ao qual ficou mais associado e que foi projetado por Anthony Fokker. Entretanto, das 80 vitórias em combates aéreos, apenas 20 ocorreram quando o Barão utilizava o triplano.
Em 21 de abril de 1918, quando a guerra já se revelara impossível de ser vencida pela Alemanha, ele, sem apoio de um segundo piloto que lhe desse cobertura, decidiu perseguir um avião Sopwith Camel, que retirou-se para os lados das linhas australianas no Vale do Somme, onde ele se viu sobre duplo fogo, do ar e da terra, sendo abatido em seguida.
Referências: Wikipedia e educaterra.terra.com.br
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