domingo, 13 de fevereiro de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Catumbi

Dando sequência ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o bairro do Catumbi.

A origem do bairro, um dos mais antigos da cidade, se deu a partir de um arraial às margens do Rio Catumbi (na linguagem dos índios, “água do mato escuro” ou “rio sombreado”), onde havia um vale fértil e verdejante. Era habitado por ricos proprietários de terras e escravos, tendo como chácaras mais importantes a do Pinheiro, a da Floresta, a dos Coqueiros e a do Souto. O terras banhadas pelo rio eram também aproveitadas para o cultivo da cana-de-açúcar.

Catumbi
As plantações deram lugar a sobrados ainda na época colonial e, desse modo, no final do século XIX, a região constituía-se num arrabalde elegante de sobrados de classe média-alta, como referido nas obras de do escritor Machado de Assis. A partir do século XX, com a expansão da malha urbana em outras direções, o bairro entrou em decadência. Na década de 1960, a construção do Túnel Santa Bárbara (inaugurado em 1963), bem como a posterior construção do Elevado 31 de Março, contribuiu para esse processo, transformando o bairro em um corredor de passagem, situação agravada nas décadas seguintes pelo processo de inchamento das comunidades de baixa renda que lhe são vizinhas. O bairro foi, assim, dividido em dois, tendo sido imóveis e quadras inteiras demolidos. Hoje parte importante do antigo bairro se espreme entre os viadutos e o Morro da Mineira.

Catumbi
Entre o Catumbi e o Rio Comprido havia a Estrada do Catumbi (atual Rua Itapiru) e, no início dela, foi implantado o primeiro cemitério a céu aberto para não indigentes do Brasil, o Cemitério de São Francisco de Paula. Dentre as famosas personalidades que lá se encontram sepultadas pode-se citar Catulo da Paixão Cearense, o Visconde de Itamaraty e o Visconde de Mauá.

Bairro anterior: Catete

Fotos: www.bairro.catumbi.nom.br

Referências: Portal Geo Rio, Wikipedia e www.bairro.catumbi.nom.br